Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Amams pede manutenção da gerência do IEF em Januária


(Por Girleno Alencar) A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou ao diretor geral do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), Antônio Augusto Melo Malard, que seja mantido a Gerencia Regional do órgão, sediado na cidade de Januária e que cobre mais de 40 municípios. O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária participou de audiência com o diretor do IEF, na terça-feira à tarde, acompanhado do secretário-executivo Ronaldo Mota Dias e do vereador Cristiano Maciel, de Januária. Desde o início desse ano que a AMAMS foi informada da proposta do IEF de reformulação administrativa, incluindo manter apenas a Gerencia Regional em Montes Claros.

Na audiência com o diretor geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, os dirigentes do Norte de Minas mostraram que o Norte de Minas é formado por 86 municípios e deixar centralizada todas as atividades apenas em Montes Claros compromete a qualidade do serviço prestado pelo IEF, pois tem localidades que ficam a 420 quilômetros de Montes Claros. Além disso, a Gerência Regional de Januária é responsável pela gestão e fiscalização de vários Parques, como do Peruaçu e ainda do Pantanal de Pandeiros, o único existente em Minas Gerais. Outro aspecto observado é que o IEF executa na área o projeto de Veredas, que está na jurisdição de Januária.

O diretor geral Antônio Augusto Melo Malard explicou que nessa reformulação, seria mantida apenas a Unidade Local do IEF, para atender Januária, mas diante dos argumentos apresentados, estará pedindo novos estudos sobre o Norte de Minas, mas diante dos argumentos apresentados pela AMAMS, é possível reanalisar a decisão anterior. Ele pediu para aguardar uma decisão sobre esse pleito, até o mês de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo