Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Amams pede manutenção da gerência do IEF em Januária


(Por Girleno Alencar) A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou ao diretor geral do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), Antônio Augusto Melo Malard, que seja mantido a Gerencia Regional do órgão, sediado na cidade de Januária e que cobre mais de 40 municípios. O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária participou de audiência com o diretor do IEF, na terça-feira à tarde, acompanhado do secretário-executivo Ronaldo Mota Dias e do vereador Cristiano Maciel, de Januária. Desde o início desse ano que a AMAMS foi informada da proposta do IEF de reformulação administrativa, incluindo manter apenas a Gerencia Regional em Montes Claros.

Na audiência com o diretor geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, os dirigentes do Norte de Minas mostraram que o Norte de Minas é formado por 86 municípios e deixar centralizada todas as atividades apenas em Montes Claros compromete a qualidade do serviço prestado pelo IEF, pois tem localidades que ficam a 420 quilômetros de Montes Claros. Além disso, a Gerência Regional de Januária é responsável pela gestão e fiscalização de vários Parques, como do Peruaçu e ainda do Pantanal de Pandeiros, o único existente em Minas Gerais. Outro aspecto observado é que o IEF executa na área o projeto de Veredas, que está na jurisdição de Januária.

O diretor geral Antônio Augusto Melo Malard explicou que nessa reformulação, seria mantida apenas a Unidade Local do IEF, para atender Januária, mas diante dos argumentos apresentados, estará pedindo novos estudos sobre o Norte de Minas, mas diante dos argumentos apresentados pela AMAMS, é possível reanalisar a decisão anterior. Ele pediu para aguardar uma decisão sobre esse pleito, até o mês de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG