PM de Janaúba prende homem por extração ilegal de cristais em área do Parque Estadual entre Serranópolis de Minas e Porteirinha

Imagem
Cristais apreendidos pelos policiais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente Cânions do Talhado — Foto: IEF/Site A Polícia Militar de Meio Ambiente de Janaúba realizou, nesta segunda-feira (1º), uma importante ação de fiscalização que resultou na prisão de um homem de 53 anos por extração ilegal de cristais dentro do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, área de preservação ambiental que abrange os municípios de Serranópolis de Minas e Porteirinha. A operação fazia parte de um trabalho voltado ao fortalecimento da segurança no meio rural quando os policiais receberam denúncias de que uma pessoa desconhecida estaria retirando pedras da área protegida, em um ponto de difícil acesso. As informações foram repassadas por colaboradores da PM, que vêm auxiliando no combate a crimes ambientais na região. Com o apoio dos guardas do parque, os militares realizaram incursões na área indicada e localizaram o suspeito, natural de Santana do Riacho. Ele foi flagrado com aproximadamente dez quilo...

Nova Porteirinha: Corte confirma cassação do prefeito e vice


Por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (8), o Tribunal Eleitoral mineiro confirmou a cassação do diploma do prefeito de Nova Porteirinha (Norte de Minas), Juraci Fagundes Jacome (PMDB), e do vice-prefeito, Edésio Vital Neto (PSDB), por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos) em período eleitoral. Os julgadores, com base no voto do relator, desembargador Pedro Bernardes, mantiveram também a sanção de inelegibilidade de oito anos aos políticos. 

De acordo com a ação de impugnação ao mandato eletivo (AIME) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), houve um esquema de compra e distribuição indiscriminada de combustível, em período próximo às eleições, operado por intermédio de terceiro vinculado à campanha eleitoral, por meio do qual era fornecido combustível a qualquer pessoa que portasse determinado ticket, por ocasião do abastecimento.

Para o relator do processo, “a patente doação indiscriminada de combustível, associada à chapa majoritária composta por Juracy Fagundes Jacome e Edésio Vital Neto, caracteriza a prática de captação ilícita de sufrágio, conforme salientado na sentença. Além disso, os elementos dos autos denotam a ocorrência de abuso do poder econômico em prol da referida chapa eleita, evidenciado pela gravidade dos atos, com prejuízo à legitimidade e normalidade das eleições.”

No julgamento, a Corte ainda acolheu em parte o recurso do MPE para cassar também o diploma do vereador José Gonzaga da Cruz, que participou dos atos ilegais de campanha.

O prefeito obteve 2.109 votos (45,87%), que serão anulados. Da decisão proferida pelo TRE cabe recurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro