Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Matias Cardoso: Fiéis assistem a missa com guarda-chuvas dentro de igreja


Em Matias Cardoso, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição assistiram à missa, deste sábado (03), debaixo de chuva. As imagens movimentaram as redes sociais. Nelas, é possível ver os fiéis com guarda-chuvas dentro do templo religioso.

De acordo com o Padre Daniel Cordeiro, Pároco em Matias Cardoso, a reforma do telhado foi concluída em Maio de 2017.

“Em novembro, na primeira chuva, começou a gotejar dentro da igreja. Eu acionei a empresa responsável e eles ficaram de vir e não vieram. Dezembro eu novamente solicitei a vistoria e não vieram”, explica.


Nesta semana, as goteiras se intensificaram e, neste sábado (03), o Padre conta que ficou o dia todo puxando a água para que os fiéis pudessem assistir à missa.

“A minha irritação é que eu pedi em novembro e dezembro e ninguém veio fazer a vistoria. Quando o Iepha veio, estava sol e não tinha como prever as goteiras. Foram gastos R$ 726 mil para reformar o telhado, e agora chove mais dentro da igreja do quê antes do restauro”, afirma Padre Daniel.

Reforma

À igreja foi reformada pelo Iphan após uma licitação do Estado. Procurados pelo Webterra, o Estado não respondeu às ligações. 

Ninguém da empresa responsável pela obra foi localizada para comentar o caso.

Segundo o prefeito da cidade, Edmárcio Moura Leal, a estrutura da igreja não é de responsabilidade da Prefeitura.
“Quem licitou a reforma foi o Estado e a vistoria é responsabilidade deles. Não passou nada pela Prefeitura. Foi o Estado com o Iphen e Iphan”, esclarece.

A igreja
A igreja foi construída entre 1670 e 1695 , na época do desbravamento dos bandeirantes no atual território mineiro, anterior ao ciclo do ouro e da criação da Capitania de São Paulo e Minas D’Ouro.

A construção da Matriz teve suas origens nas expedições de bandeiras da nova leva de desbravadores oriundos de São Paulo que, além de se dedicarem à agricultura e à pecuária, buscavam também escravos índios e acabaram se fixando naquela região do Norte de Minas, próximo à divisa com a Bahia.

Fonte: Web Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG