'De fato, chove dentro da igreja', diz padre sobre telhado de igreja em Matias Cardoso

Goteiras têm mudado a rotina das missas (Foto: Padre Daniel/Arquivo Pessoal)
(G1) O telhado da igreja Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso (MG), tem apresentado diversas goteiras durante o período chuvoso na região. O problema já danificou alguns documentos antigos da igreja, considerada como a mais antiga de Minas Gerais.

A cobertura do local passou recentemente por reforma, finalizada em maio de 2017. O valor pago na reforma do telhado foi de R$ 726 mil e, desde o mês de novembro, os problemas apareceram e atrapalham as celebrações na igreja, que faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

"A obra foi entregue em período de seca. Então, no mês de novembro, quando teve a primeira chuva, percebemos as goteiras e avisamos a empresa responsável pela reforma. Agora que as chuvas estão mais constantes tem molhado bastante. De fato, chove dentro da igreja", explica o pároco, padre Daniel Cordeiro.

De acordo com o padre, a preocupação aumenta diante do risco de perder outros artigos históricos com a água que escorrem pelas paredes. "Esta água desce do telhado e forma quase uma cachoeira nas paredes. Minha preocupação maior é com o risco de danificar elementos artísticos que temos aqui. Muitos já estão deteriorados", lamenta.

Uma construtora de Belo Horizonte foi a vencedora da licitação. Segundo o engenheiro responsável pela empresa, Denis Helbert de Araújo Martins, a construtora já foi notificada e uma visita técnica está prevista para verificar a real situação do telhado da igreja. "Temos que verificar como está o telhado agora, já que não é normal um telhado novo apresentar infiltração. Durante o período chuvoso não podemos subir no telhado, mas nossa preocupação agora é criar uma medida paliativa para que não gere danos à igreja".

Matias Cardoso
O povoamento mais antigo de Minas Gerais, também abriga a primeira igreja construída no estado. A importância histórica da Matias Cardoso pode ser simbolizada pela igreja Nossa Senhora da Conceição, erguida há 342 anos por padres jesuítas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos