Liminar determina bloqueio de R$ 2 milhões em bens de ex-prefeito e ex-secretários de Janaúba


(G1) O ministério Público de Minas Gerais divulgou nesta sexta-feira (24) uma liminar que determina o bloqueio de bens e imóveis do ex-prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, de dois ex-secretários e de dois conselheiros do Hospital Regional da cidade. A decisão do juiz Ériton José Sant’Ana Magalhães, da 1ª Vara da Comarca de Janaúba, foi baseada em uma Ação Civil Pública do Ministério Público.

De acordo com a ação, a administração municipal na época agiu para demitir a direção da instituição, contrária a seus interesses, e para atrapalhar o repasse de recursos à entidade. “Com isso, tentaram submeter a autonomia do hospital às vontades do Poder Executivo”, afirma trecho da Ação Civil Pública.

A ação afirma que na época, o diretor-geral e duas diretoras do hospital foram demitidas e impedidas de entrar em seus locais de trabalho. As demissões foram revistas após uma recomendação do MP, que alertou o município sobre o estatuto do hospital, lembrando que apenas o conselho curador da instituição teria autoridade para demitir os diretores.

O MP afirma ainda na ação que a administração pública passou a retaliar a direção do hospital evitando o repasse de verbas. Devido à situação financeira, o hospital passou a atender apenas casos de urgência e emergência. O MP completa afirmando que o bloqueio dos R$ 2 milhões são para ressarcir os cofres públicos de Janaúba e para pagar os danos morais coletivos que os gestores públicos teriam causado à população do município.

O G1 tentou falar com o ex-prefeito, que é proprietário de uma empresa que atua no ramo de exportação de frutas em Janaúba, mas a secretária dele não soube falar sobre o caso e nem informar quem seriam os advogados responsáveis neste processo. Os outros citados na ação não foram localizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo