Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

AMAMS recebe evento para discutir soluções para crise hídrica e propõe criação da Bancada Norte Mineira da Câmara dos Deputados​


A criação da Bancada da área mineira da Sudene, para sair em defesa dos interesses dessa região na Câmara dos Deputados foi proposta pelo presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, durante a Mobilização pela Revitalização dos Recursos Hídricos, realizada na noite de segunda-feira em Montes Claros, organizada pela Maçonaria com as presenças de vária entidades de classe e 12 deputados, sendo sete federais e cinco estaduais. A AMAMS foi uma das signatárias dessa Carta, juntamente com as principais entidades do Norte de Minas.

Na sua exposição, José Reis enfatizou que o movimento ocorre em momento crucial, pois a região está bastante castigada pelos impactos da seca que já dura mais de sete anos. Ele lembra que abraçou a campanha desde o primeiro momento e disponibilizou a estrutura da AMAMS para o evento, por acreditar que serão obtidos bons resultados desta reunião, não ficando apenas em pedidos. José Reis salientou que a revitalização hídrica transformará esse grande sertão de Guimarães Rosa, que vem sendo castigado pela crise hídrica. Na sua concepção, é possível criar a Bancada da Área Mineira da Sudene no Congresso Nacional, já que existem as Bancadas da Bala, Sul e Nordeste do Brasil.

Nesse aspecto, salientou que foi realizada a renegociação das dívidas rurais para todo o Nordeste brasileiro e deixou o Norte de Minas de fora. Somente com a articulação da AMAMS e da classe rural, através da Associação dos Sindicatos Rurais e Sociedade Rural, se reverteu a situação. O prazo para renegociar termina no dia 31 de dezembro e existe a necessidade de prorrogar mais uma vez. Também lembrou que tentaram retirar 50 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha do semiárido, mas com a articulação da AMAMS em parceria com o Estado, impediu que isso ocorresse na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene.

A defesa dos interesses do Norte de Minas, segundo José Reis, foi enfatizada quando a AMAMS abriu a conversa com o Estado para pagar o resíduo do Fundef aos municípios da região, nos mesmos moldes do que ocorreu no Nordeste e por isso, a negociação com a Advocacia Geral da União. Ele também destacou que é preciso fortalecer o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS em Minas Gerais como foi em décadas passadas, pois o órgão é forte no Nordeste. O mesmo pleito foi feito junto a Codevasf, que passou a envolver o Tocantins e Goiás, em detrimento do Vale do São Francisco em Minas Gerais.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira