Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

INCRA realiza atualização cadastral de assentados em Janaúba


Por Rafael Teixeira - Técnicos da Unidade Avançada em Montes Claros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra/MG) estão, durante o mês de novembro, em Janaúba, para realizar atualização cadastral dos assentados do Projeto de Assentamento Jacaré Grande. A equipe está instalada na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, em uma parceria do Instituto com a Prefeitura de Janaúba. Os técnicos seguirão cumprindo agenda com os beneficiários no município até o final da próxima semana.

A unidade do INCRA em Montes Claros, a primeira no interior de Minas Gerais, foi inaugurada em julho, para atender toda a região Norte e Vale do Jequitinhonha, na oferta de ações como fiscalização dos projetos de assentamento, supervisão ocupacional, implementação das políticas de aplicação de créditos às famílias assentadas, emissão Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e documentações as quais os beneficiários tem direito, como o Contrato de Concessão de Uso (CCU), um documento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária, assegurando ao beneficiário acesso a terra, créditos (como habitação, fomento e infraestrutura) e a outros programas do Governo Federal.

Segundo o chefe da unidade avançada do INCRA em Montes Claros, Wenderson Ribeiro Barroso, devido à dificuldade de deslocamento das famílias assentadas, são necessárias ações descentralizadas como essas, ocasião em que o escritório do instituto é levado provisoriamente aos municípios que possuem assentamentos. Essa é uma maneira de agilizar o atendimento dos assentados e aplicar o recurso disponível para os assentamentos no município, movimentando a economia local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga