Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Professora morta em Janaúba recebe Ordem Nacional do Mérito

Helley Abreu Batista, professora da creche incendiada em Janaúba

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer concedeu à professora Heley de Abreu Silva Batista a Ordem Nacional do Mérito. Ela sacrificou a própria vida salvando boa parte das crianças que estavam na creche Gente Inocente, em Janaúba (MG), na última quinta-feira, quando o vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, provocou um incêndio no local. Segundo testemunhas, Heley também entrou em confronto com Damião quando ele tentava ampliar ainda mais o incêndio na creche. A professora tinha 43 anos. Teve cerca de 90% do corpo atingido pelas chamas e não resistiu aos ferimentos.

Segundo nota do Palácio do Planalto, a Ordem Nacional do Mérito é concedida a pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao País e à sociedade brasileira. "Este é o caso da Professora Heley Batista, que sacrificou sua própria vida para salvar a vida de seus alunos, em um gesto de coragem e de heroísmo que emocionou a todos", conclui o comunicado.

Além de Helley, outras oito pessoas morreram por conta do ataque à creche. Na manhã deste domingo mais uma criança ferida recebeu alta. A menina Ludmila Cristine Ferreira Silva, de 6 anos, estava internada no Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros (MG). Outras 25 pessoas permanecem hospitalizadas em unidades de saúde de Montes Claros e Belo Horizonte.


As vítimas estavam na creche na última quinta-feira, quando o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, que trabalhava no local, realizou o ataque. Ele incendiou o próprio corpo e 50 crianças.


O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga