Investimento em iluminação moderna e eficiente: Prefeitura de Varzelândia lança programa de substituição de luminárias

Imagem
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, Varzelândia deu um passo importante rumo à modernização e segurança de suas vias públicas. A Prefeitura, sob a liderança do prefeito Amâncio Oliva, deu início ao Programa do Governo do Povo pelo Povo, que marca uma nova fase no sistema de iluminação da cidade. Na primeira etapa do projeto, estão sendo substituídas 260 luminárias do sistema de iluminação pública — antes equipadas com lâmpadas a vapor de sódio — por modernas lâmpadas de LED de 225 watts. O investimento, realizado integralmente com recursos próprios do município, soma meio milhão de reais. Segundo o prefeito Amâncio Oliva, o programa não é apenas uma obra de infraestrutura, mas uma ação direta para melhorar a vida dos moradores. “Iluminar nossas ruas com qualidade é cuidar da segurança, da mobilidade e também da autoestima da nossa população. É um investimento que transforma a cidade e traz benefícios que vão muito além da estética” , afirmou o gestor. Ruas e avenidas contempladas na pri...

AMAMS cumpre agenda extensa em Brasília em prol dos municípios da área da Sudene


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene realizou extensa agenda na última terça-feira, em Brasília, onde a equipe comandada pelo presidente da Associação e prefeito de Bonito de Minas, José Reis, participou de assuntos municipalistas e de interesse especifico dos municípios da área mineira da Sudene. A primeira agenda foi cumprida na Confederação Nacional dos Municípios – CNM, onde o secretário-executivo Ronaldo Mota Dias, acompanhado de prefeitos da região participaram de reunião com o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, reforçando as demandas municipalistas e que envolveu as principais entidades dos prefeitos, entre elas a AMAMS.

Na reunião com o deputado Rodrigo Maia foram discutidos vários assuntos, com ele assumindo o compromisso de conversar com o presidente Michel Temer para ser dado um socorro financeiro aos municípios no final do ano. Maia assumiu o compromisso de colocar em pauta ainda esse ano o projeto sobre os precatórios dos municípios. O deputado assumiu o compromisso de ajudar a aprovar o projeto que isenta consórcios intermunicipais de qualquer inadimplência que alguma Prefeitura apresentar. A mesma situação em relação ao prazo para os municípios resolveram a questão dos resíduos sólidos e a destinação do lixo.

No mesmo horário o presidente da AMAMS, José Reis Nogueira de Barros se reuniu com a ministra Grace Mendonça, da Advocacia Geral da União, onde foi tratada a possibilidade de conciliação administrativa entre o Governo Federal e as Prefeituras do Norte de Minas em relação aos recursos do FUNDEF que os municípios têm direito a receber. Na reunião, o presidente José Reis, acompanhado da deputada Raquel Muniz, explicou que a entidade, em nome dos municípios da área mineira da Sudene, vêm buscando uma articulação na AGU através da via administrativa, buscando o pagamento de valores referente à diferença paga aos municípios no período de 1998 a 2006 relativos ao FUNDEF.

Para terminar o dia, foi realizada uma reunião com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, quando a AMAMS cobrou ações efetivas para aliviar os danos causados pela seca. O ministro explicou que dará prioridade as obras da Barragem de Congonhas, que perenizará as águas do rio homônimo e aliviará a crise hídrica vivida por Montes Claros. Na audiência a AMAMS reforçou a reivindicação para dotar o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) de novas perfuratrizes, visando aliviar a situação de várias famílias que estão sem água para abastecimento humano.

O presidente da AMAMS, José Reis Nogueira de Barros frisou que existe necessidade do Governo reunir os Ministérios da Integração Nacional e de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, para as ações que socorram os flagelados da seca. Por isso, é necessário as grandes barragens e pequenos barramentos que armazenem as águas das chuvas, mas é importante criar arranjos produtivos com tecnologia social para produção de alimentação e segurança nutricional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira