Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

PORTEIRINHA REALIZARÁ A PRIMEIRA EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DO QUEIJO ARTESANAL DA SERRA GERAL


A Prefeitura de Porteirinha, a ACIPORT - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porteirinha e a ADESEG - Agência de Desenvolvimento da Serra Geral realizarão no dia 06 de outubro, a primeira edição do Seminário do Queijo Artesanal da Serra Geral.

O evento será realizado no Centro Cultural de Porteirinha, das 8h às 17 horas, com palestrantes de renome nacional, workshop do queijo, casos de sucessos e outras atividades. O encerramento será na Praça Odilon Coelho, a partir das 18h, onde haverá degustação, análise sensorial de queijos e show regional.

O Seminário tem como objetivo conscientizar os produtores de queijo e derivados do leite sobre a importância de regulamentar à atividade, que atualmente encontra se comprometida pela quantidade de produtores que a realizarem de forma informal.

O evento reunirá lideranças do governo estadual e municipal, em um encontro importante sobre o futuro da produção de queijos e derivados, o que vai gerar oportunidades para os produtores se regularizarem junto aos órgãos de inspeção e somarão forças para buscar a certificação do queijo da região.

A produção de queijos artesanais e derivados é um negócio que é de grande relevância para a região. Apenas o município de Porteirinha possui mais de 400 produtores da cadeia do queijo e milhares de pessoas estão envolvidas no processo. Estima-se que a atividade gera mais de 70 milhões por ano, só na Serra Geral e atualmente está comprometida e a não regularização traria um impacto social e econômico drástico.

Confira a programação completa do Seminário no site da Prefeitura de Porteirinha.

Este evento é patrocinado pela Codemig e Banco do Nordeste. 

Evento: Seminário do Queijo Artesanal Da Serra Geral
Data/horário: 06 de outubro de 2017 (sexta-feira), 08h às 23h
Local: Centro Cultural Anísio Santos/Praça Odilon Coelho
CONTATOS:
(38) 9.9177-1102 (Daniel)
(38) 9.9166-1819 (Bárbara)
(38) 9.9215-8076 (Helen)
(38) 9.9986-3029 (Rosilei)


Equipe ASCOM/Prefeitura de Porteirinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga