Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

AMAMS realiza I Seminário Regional em Saúde Mental no Âmbito do Trabalho


Gestores de saúde municipais, alunos e técnicos participaram do I Seminário Regional em Saúde Mental no Âmbito do Trabalho, realizado nessa segunda-feira, dia 2 de outubro, organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A coordenadora técnica Patrícia Ferreira Costa, do Departamento de Saúde da AMAMS explica que reuniu, estudantes, técnicos e representantes dos municípios da área mineira da Sudene, em parceria com a Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT), vinculado ao Ministério da Saúde.

Na abertura dos trabalhos, o diretor técnico da AMAMS, Raphael Castro frisou que a AMAMS cumpre o seu papel de capacitar os municípios na busca de soluções visando uma melhor arrecadação e gerenciamento de recursos da área da saúde. O CEREST de Montes Claros é referencia para todo Norte de Minas e por isso, a coordenadora Sabrina Araujo Melo Brito mostrou as ações realizadas nesse tempo, sempre buscando resolver as demandas da saúde do trabalhador, de forma preventiva. Thereza Christina Silveira de Almeida Maia, do CEREST, mostrou a situação do uso do agrotóxicos no Brasil, relatado pela literatura cientifica. Frisou que o Norte de Minas merece destaque, pois tem uma área muito grande de pessoas na fruticultura e em outras atividades e que o CEREST pode atuar nos levantamentos desses casos.

A psicóloga Aparecida Rosângela Silveira, mestre em saúde pública, abordou a campanha sobre “Setembro Amarelo, que aborda a questão da depressão e suicídio. Diego Araujo Melo, advogado e especialista em Direito Público, falou sobre a “Meditação como instrumento para aumentar a qualidade de vida”, ele que é praticante de meditação. A psicóloga Sterfane Figueiredo Oliveira Guimarães abordou sobre Saúde Mental e Trabalho. Por fim, Claudio Tourinho abordará o tema “A autonomia e pedagogia nas práticas integrativas com ênfase em Yoga e massagem Reik”.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga