Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Policial militar que foi baleado durante uma festa em um haras na zona rural de Janaúba, recebe alta

Policial Militar foi transportado de Janaúba
para Montes Claros e já recebeu alta.

O policial militar baleado neste domingo (11), durante uma festa em um haras na zona rural de Janaúba, recebeu alta após ser transportado pelo helicóptero da PM para a Santa Casa de Montes Claros. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital, na manhã desta segunda-feira (12). O cabo estava de folga e foi baleado na região da virilha e perna, no momento em que tentava conter uma briga no local a pedido dos seguranças.

Dois homens, entre eles um agente penitenciário efetivo, foram conduzidos para a delegacia de plantão. De acordo com a Polícia Civil, o homem de 40 anos, que atirou contra o militar, foi preso por tentativa de homicídio e já está em um presídio da região. O agente, de 27, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por ameaça e deverá comparecer em audiência agendada no Juizado Especial Criminal de Janaúba.

Testemunhas disseram à polícia que o homem pegou a arma do agente e atirou contra o cabo; os dois apresentavam sinais de embriaguez. Em depoimento, os dois suspeitos disseram que não são amigos e que só estavam na mesma festa. O homem que atirou negou ter pegado a arma do agente e disse que não se lembrava de nada.

A arma do agente foi apreendida e passará por perícia. De acordo com a Polícia Militar, há relatos de que a arma tenha falhado em tentativas de novos disparos. O cabo da PM pertence a 11ª Cia de Policiamento Especializado, em Montes claros.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) informou que o agente é efetivo desde 2015 e trabalha no Presídio Regional de Montes Claros. O órgão vai abrir um procedimento interno para apurar o caso.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo