Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Janaúba: Exposição tem guerra entre prefeitura e sindicato

No destaque, José Aparecido e Carlos Isaildon,
em reunião da segurança pública (Foto: Girleno Alencar)

(Por Girleno Alencar) A Exposição Agropecuária de Janaúba somente foi iniciada na sexta-feira, dia 2 de junho, graças a uma liminar concedida pelo juiz Eriton José Santana Magalhães, que acatou ação movida pelo Sindicato Rural, depois que a Prefeitura se recusou a conceder o alvará de funcionamento e, ainda, ameaçou cobrar o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) de todos os empreendimentos em funcionamento. O argumento é que o Sindicato Rural tem dívida de aproximadamente R$1,2 milhão com os impostos das exposições anteriores. A quebra de braço agitou os bastidores entre a Prefeitura e o Sindicato Rural, cujos líderes Carlos Isaildon e José Aparecido Mendes foram adversários na eleição municipal do ano passado.

A origem de todo problema é uma dívida lançada pela Prefeitura de Janaúba contra o Sindicato. O lançamento foi realizado por um fiscal municipal e, na época, gerou muita polêmica na cidade. O então prefeito Yuji Yamada mandou cancelar a referida cobrança e até forneceu um nada consta ao Sindicato Rural. Porém, desde que tomou posse o prefeito Carlos Isaildon Mendes decidiu anular o ato do seu antecessor e mandou cobrar a dívida do Sindicato Rural. O curioso é que o prefeito Carlos Isaildon é um dos associados do Sindicato Rural e se tiver de ser feito o pagamento ele terá que participar do rateio.

Para receber os patrocínios oficiais da Exposição Agropecuária, o Sindicato Rural tinha de apresentar as certidões negativas e por isso fez o requerimento, pois tinha de receber as verbas do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e do Sebrae. Acabou perdendo essas verbas. Para recompor o prejuízo, o presidente José Aparecido Mendes teve de fazer vários cortes, como em publicidade. Porém, na sexta-feira, dia 2 de junho, com o risco da Prefeitura não fornecer o alvará de funcionamento, o presidente José Aparecido teve de entrar com pedido de liminar na Justiça, que acatou o pedido.

A consequência dessa situação é que o prefeito Carlos Isaildon Mendes compareceu à solenidade de abertura e compôs a mesa de honra, mas sem direito a qualquer palavra.

Comentários

  1. O cidadão comum tem que pagar o que deve, porque os sonegadores também não podem?

    ResponderExcluir
  2. TÁ ficando feio para o sindicato.... cuidado ... quem tem pretensão política... não deve dar calote.... principalmente na prefeitura... vamos ser honesto... tem dívida. ... vamos pagar.

    ResponderExcluir
  3. À prefeitura tem que andar junto com a Exposição Agropecuária principal evento que envolve a economia da cidade,tem ser parceiros absurdo é a prefeitura cobrar impostos do SINDICATO ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga