Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Porteirinha: Tradicional Festa do Divino de Paciência é registrada como patrimônio imaterial

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Paciência em Porteirinha, se encerrou na última segunda-feira, dia 11 de julho, com muita devoção e alegria. Este ano, além da fé e religiosidade, a comunidade também comemorou o reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial de Porteirinha, uma espécie de “tombamento” desta que é conhecida como a “mais bela festa religiosa da região”.

Segundo o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas patrimônio imaterial”. Ainda conforme a página, “o patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”.

De acordo com a Diretoria Municipal de Cultura, o registro da Festa do Divino de Paciência tem grande representatividade cultural, pois é uma das celebrações religiosas mais antigas e pioneiras do território que é hoje o município de Porteirinha. Segundo a Diretoria, o trabalho foi realizado por uma consultoria especializada, que fez o levantamento a pedido da Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Porteirinha. A 48ª Festa do Divino de Paciência aconteceu entre os dias 1º e 11 de julho e teve como festeiros Onofre Odilon e família. Os imperadores foram Onofre José Odilon e Maria Mendes Santos e os Mordomos, Marizete e família.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Porteirinha Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG