PM de Janaúba prende homem por extração ilegal de cristais em área do Parque Estadual entre Serranópolis de Minas e Porteirinha

Imagem
Cristais apreendidos pelos policiais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente Cânions do Talhado — Foto: IEF/Site A Polícia Militar de Meio Ambiente de Janaúba realizou, nesta segunda-feira (1º), uma importante ação de fiscalização que resultou na prisão de um homem de 53 anos por extração ilegal de cristais dentro do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, área de preservação ambiental que abrange os municípios de Serranópolis de Minas e Porteirinha. A operação fazia parte de um trabalho voltado ao fortalecimento da segurança no meio rural quando os policiais receberam denúncias de que uma pessoa desconhecida estaria retirando pedras da área protegida, em um ponto de difícil acesso. As informações foram repassadas por colaboradores da PM, que vêm auxiliando no combate a crimes ambientais na região. Com o apoio dos guardas do parque, os militares realizaram incursões na área indicada e localizaram o suspeito, natural de Santana do Riacho. Ele foi flagrado com aproximadamente dez quilo...

PRF ajuda homem que percorreu 1.500 km da PB a MG a rever os filhos

José morava sozinho na Paraíba e era cuidado por uma irmã
(G1) Um café e alguns minutos de conversa colocaram fim na agonia de uma família. José Manoel de Lima, de 58 anos, saiu de Monteiro (PB) a procura dos filhos, que moram em Belo Horizonte (MG). Depois de percorrer mais de 1.500 quilômetros, de bicicleta, de carona e a pé, ele parou em um posto da Polícia Rodoviária Federal em Montes Claros (MG), nesta segunda-feira (22).
“Ele chegou e parou na janela aqui do posto, imaginamos que ele buscava comida, providenciamos café e biscoitos, mas ele nem tocou nos alimentos. O que ele queria, na verdade, era atenção. Percebemos que ele queria contar a história dele, da busca pela família”, conta Silvana dos Anjos, da PRF.
Ao conversar com José, a policial descobriu que ele não portava documentos. No saco, improvisado como mochila, ele levava apenas roupas, farinha de mandioca, uma faca e um cobertor. Durante o trajeto, ele contou que se alimentou de farinha com açúcar mascavo, trazidos de casa, e de comida dada por pessoas que encontrou pelo caminho. Não soube dizer há quanto tempo havia tomado o último banho e que chegou a dormir ao relento.
“Eu sei ler e escrever um pouco, quando vi a palavra polícia, parei e pensei, talvez a Justiça possa me ajudar na minha missão”, disse.
O que José não sabia era que ao mesmo tempo em que ia atrás dos cinco filhos, também era procurado por eles.
“Ele estava bem lúcido e tranquilo foi capaz de se identificar, de fornecer a data de nascimento e os nomes dos filhos, mas em alguns momentos percebemos que a consciência dele oscila. Com essas informações, descobrimos um anúncio na internet afirmando que ele estava desaparecido e conseguimos localizar os familiares dele”, destaca Silvana.
Por telefone, Josenete Lima, irmã que cuidava de José na Paraíba, disse que ele tomava remédios controlados, mas não soube dizer qual é a doença dele, apenas soube dizer que ele tem “problema de nervos”. O G1 não conseguiu localizar o médico que o atende.
“Ele costumava sumir e ficar três ou quatro dias fora, mas nunca havia demorado tanto tempo e sempre voltava. Algumas pessoas viram ele saindo de bicicleta, estava desesperada, pedia a Deus todos os dias que me desse notícias dele”, fala Josenete.
Depois de localizar o endereço de uma filha de José, que mora em Belo Horizonte, a PRF entrou em contato com a mulher e eles conversaram, enquanto ela pedia para que o pai a esperasse no posto da polícia, ele dizia não acreditar no que estava acontecendo.
“Quem tá falando? Não acredito que és tu não [sic], " afirmou. “Minha maior riqueza era te encontrar”, falou após ser convencido que conversava com a filha.
O reencontro do homem com a família deve acontecer na tarde desta segunda. Os policiais ainda providenciaram um banho e roupas novas para José.
“Me sinto muito feliz, o encontramos em um plantão muito alterado, com vários acidentes graves, as equipes estavam retornando destas ocorrências, esse é um exemplo de que o lado humano ainda impera entre nós, saber que ele vai passar o Natal com a família é muito gratificante”, finaliza a policial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro