Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Parceria entre Emater-MG, produtores rurais e prefeitura busca recuperar nascentes no Norte de Minas

O projeto “Produzindo água no semiárido” investe na construção de pequenas bacias de captação de água em Japonvar

Um projeto desenvolvido em Japonvar, no Norte de Minas, busca aumentar a disponibilidade de água no município graças ao trabalho em conjunto. O projeto “Produzindo água no semiárido”, desenvolvido numa parceria entre produtores rurais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e prefeitura municipal, busca preservar e recuperar as nascentes prejudicadas com a estiagem que atinge a região.
Nos últimos três anos os produtores rurais do município sofrem com a seca do reservatório do Rio Mangair. Os 20 mananciais que abastecem a região secaram e cerca de 80% das lavouras foram perdidas durante o período. Em um cenário adverso, foi preciso unir forças para superar os desafios.
“O projeto tenta reduzir os atuais impactos da seca e preparar as nascentes para possíveis problemas climáticos do futuro. Até o momento já foram construídas e restauradas 70 barraginhas, que são pequenas bacias usadas para captar a água da chuva e permitir a infiltração no solo. Objetivo inicial é alcançar 500 e estender a ação para outros municípios da região. O importante, também, é orientar a população sobre a importância da preservação”, explica o coordenador da Emater-MG, Carlos Alberto Xavier.
A parceria se estabeleceu em forma de lei municipal em Japonvar. A Prefeitura disponibiliza máquinas e operadores. Os produtores participam com a mão de obra e os custos com óleo combustível das máquinas para construção das intervenções regenerativas, como a construção de barraginhas.
Já a Emater-MG lidera o processo atuando na mobilização e na organização de diversas reuniões nas comunidades para o envolvimento da população em torno do problema da seca na região. Também fornece assistência técnica adequada e acompanha as intervenções. A iniciativa é a longo prazo e também visa a conscientização e a necessidade de preservar as nascentes para garantir mais água no futuro.
Diálogo constante
De acordo com o coordenador da Emater-MG, todas ações são planejadas através de um consenso com os produtores rurais, prefeitura, Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. “Existe um diálogo permanente para planejar as ações e execução do projeto, como por exemplo a escolha de uma sub-bacia para revitalização. O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do projeto”, destaca Xavier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira