Riacho dos Machados: Mineradora é acusada de abrir poços e amedrontar moradores

Durante a reunião foi discutidas questões relativas à perfuração
de 11 poços tubulares, que seriam sem licenciamento
A multinacional canadense Carpathian Gold, que explora a mineração de ouro em Riacho dos Machados, no Norte de Minas, foi denunciada no Ministério Público de cometer crime ambiental, ao perfurar 11 poços tubulares sem licenciamento e ainda de usar vigilantes armados, que estão intimidando alguns moradores. A denúncia formulada pelas lideranças das comunidades rurais de Ipiranga, Ouro Fino, Ipiranguinha, Mumbuca e Roça de Mandioca, de Riacho dos Machados, foi feita em Montes Claros, na tarde de quarta-feira (12), durante reunião com o promotor Daniel Oliveira de Ornelas, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo.
A principal denúncia é que a empresa perfurou os 11 poços tubulares de forma irregular, fora da área da mineração e próximo as referidas comunidades. A preocupação dos denunciantes é que haja prejuízo para o abastecimento de água para os moradores dessas comunidades, uma vez que todas elas são abastecidas com água oriunda do subsolo e o aumento dos poços pode comprometer as reservas hídricas locais. Também denunciaram que a empresa multinacional abriu uma estrada dentro de uma comunidade de camponeses, sem atentar para os critérios de segurança e de preservação do meio ambiente.
Inclusive a empresa instalou um tubo de diâmetro médio que jorra continuamente água da área de mineração para a propriedade de um dos denunciantes, sem autorização do proprietário. A suspeita é ser água contaminada, proveniente da represa de detritos da mineração. As lideranças denunciaram que estão sendo intimidadas com as presenças de seguranças armados da Carpathian Gold, que costumam visitar as propriedades vizinhas à mineração portando armas ostensivamente.
O chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Montes Claros, Rafael Chaves, informou que o órgão tem acompanhado a situação de Riacho dos Machados, em parceria com os órgãos estaduais incumbidos da fiscalização direta da mineração e que inicialmente foram detectados 11 poços tubulares perfurados de forma irregular e já foram aplicadas multas tanto à empresa mineradora como à empresa encarregada da perfuração dos poços. Alexandre Gonçalves, o “Alemão”, da Pastoral da Terra, informou que tem participado apoiando e orientando os moradores que se sentem atingidos pelas ações da empresa. O promotor Daniel Ornelas disse que as denúncias e os fatos narrados serão apurados e, se constatar indícios de crimes, serão instaurados os procedimentos legais para as devidas providências. 



Pablo de Melo

pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos