Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

SECA SE AGRAVA E BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SE APROXIMA RAPIDAMENTE DO VOLUME MORTO

Barragem Bico da Pedra.
Os próximos dias serão secos no Sudeste, em especial sobre o extremo Norte de Minas Gerais, onde a seca se agrava, com grande colaboração da baixa umidade relativa do ar, que já chegou a cair para 13% nesta semana. E a previsão é que os índices continuem baixos nesta primeira quinzena de agosto. Segundo a Somar Meteorologia, apenas a partir do dia 20 de agosto, há expectativa de chuva no Estado mineiro, porém, a provável precipitação não deverá reverter a situação dos baixos níveis dos reservatórios. Para o instituto, chuvas mais significativas devem retornar a Minas Gerais no final de outubro, mas alertam que não serão essas precipitações que vão aliviar os reservatórios.
De acordo com a Somar Meteorologia, há um déficit hídrico no solo e, para se ter ideia, a capacidade hídrica está em apenas 10% em boa parte do Estado, sendo que o ideal é valor acima dos 70%. “Em novembro, as chuvas começam a repor os níveis dos mananciais, já que aumenta a umidade do solo. As chuvas da próxima primavera e verão serão irregulares, mesmo com o enfraquecimento do El Niño na costa do Peru. Este sistema deixa as precipitações irregulares no Sudeste”, afirma a meteorologista Olivia Nunes da Somar. “Então não será o volume de chuva do próximo verão que vai solucionar o problema do abastecimento de água em Minas Gerais”, completa.
O norte-mineiro já está acostumado há muito tempo com a seca, mas o rápido agravamento da situação, com a considerável redução dos índices pluviométricos nos últimos cinco anos, preocupa a população regional. Nesta Segunda feira 10 de Agosto a barragem do Bico da Pedra amanheceu marcando 30 centímetros acima do volume morto. A previsão era que o nível morto seria atingido até o final do mês, porém com o agravamento do tempo seco e o aumento do calor, provavelmente esse nível será atingido antes do dia 20 de agosto.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo