Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

Janaúba: Comissão debate regularização de comunidade quilombola em Minas Gerais

(Agência Câmara de Notícias) A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate, nesta quarta-feira (15), às 14h30, a regularização de área quilombola em municípios de Minas Gerais.
O deputado Zé Silva (SD-MG), que propôs a audiência, afirma que o estado tem cerca de 400 comunidades quilombolas em processo de identificação, segundo levantamento da Fundação Cultural Palmares. Uma das comunidades, o Quilombo Gurutuba é composto por 27 grupos espalhados pelos municípios de Pai Pedro, Jaíba, Janaúba, Gameleira, Porteirinha e Catuti.
“O processo de demarcação nesses municípios, segundo lideranças como prefeitos e presidentes de associações, não contou com processo participativo, para que pudesse ficar claro os critérios adotados, bem como o destino das famílias”, aponta. Zé Silva acredita que a audiência servirá para esclarecer os critérios e metodologias da demarcação.

Foram convidados:
- o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, João Cruz Reis Filho;
- a presidente do (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón;
- a presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Cida Abreu;
- o prefeito de Pai Pedro, Eujacio da Soledade Rodrigues;
- o prefeito de Jaíba (MG), Enoch Vinícius Campos de Lima;
- o prefeito de Janaúba (MG), Yuji Yamada;
- o prefeito de Porteirinha (MG), Silvanei Batista Santos;
- o prefeito de Catuti (MG), Hélio Pinheiro da Cruz Júnior;
- o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Pai Pedro, José Antônio da Silva; e
- o representante dos agricultores familiares de Pai Pedro, João Barbosa de Souza.
O debate será realizado no plenário 6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira