Serranópolis de Minas avança no turismo e fortalece sua identidade com lançamento do Catálogo Turístico do município

Imagem
Serranópolis de Minas dá mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável e à valorização de suas potencialidades. A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, anuncia o lançamento do Catálogo de Turismo de Serranópolis de Minas, uma iniciativa estratégica que marca uma nova fase para o turismo local. O material, elaborado com cuidado técnico e olhar sensível para as riquezas do município, está disponível em versão digital e também em versão impressa, que será distribuída em pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso de visitantes e moradores às informações. O catálogo reúne de forma organizada os principais atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos de Serranópolis, funcionando como uma verdadeira vitrine do município. A iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade local, estimular o turismo regional e fortalecer a economia, gerando oportunidades para comerciantes, empreend...

Ministro assegura apoio ao desenvolvimento regional em Minas

Secretário Tadeu Martins Leite conseguiu recursos e apoio técnico do Ministério da Integração Nacional para elaborar Plano Estadual de Desenvolvimento Regional
(Ascom/MI) Com a criação dos 17 territórios de Desenvolvimento em Minas Gerais, a orientação das políticas públicas passa a ser cada vez mais regionalizada no Estado. Com este foco, o secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite, conseguiu a parceria do Ministério da Integração Nacional, durante reunião de comitiva de Minas Gerais, com o Ministro Gilberto Occhi, e com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério, Irani Braga Ramos, realizada ontem (16) em Brasília.
Com base nas diretrizes e orientações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, o secretário Tadeu Martins Leite pediu o apoio do Ministério para a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais. “Viemos em busca de parcerias e recursos para a elaboração de uma política de desenvolvimento territorial para Minas Gerais, e saímos com a garantia de apoio institucional, técnico e financeiro do ministro Gilberto”, comemora o secretário.
A elaboração do Plano será orientada pela política de descentralização adotada pelo Governo de Minas, a partir da nova divisão do Estado em 17 regiões e da implementação de Planos específicos para cada uma delas. “Queremos criar uma política pública que induza o desenvolvimento com base na estrutura, nos anseios e necessidades regionais, com a participação da sociedade civil e de especialistas em gestão de território do Governo de Minas e do Ministério”, explica o secretário.
Durante todo o dia de hoje, técnicos do Ministério e da Sedru estão reunidos em Brasília para discutir o arranjo, os instrumentos e objetivos desta parceria e alinhar as estratégias de ação da União e do Estado nesta rede de cooperação.

Norte de Minas
Durante a reunião, foram discutidas ainda algumas obras emergenciais para o Norte de Minas, como a Barragem de Berizal. As obras estão embargadas, desde 2002, sob alegação de falta de licença ambiental. Segundo o ministro, se o Estado conseguir solucionar estas pendências ambientais, “o orçamento de R$ 80 a R$ 100 milhões estaria garantido”. Além disso, Gilberto Occhi sinalizou positivamente ao pedido do secretário Tadeu Martins Leite pela reabertura do escritório da Sudene em Montes Claros. “Sei da importância desta ação para alavancar ainda mais os diferenciais competitivos da região e atrair novos investimentos e vou me empenhar neste sentido”, afirmou o ministro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira