Ministro assegura apoio ao desenvolvimento regional em Minas

Secretário Tadeu Martins Leite conseguiu recursos e apoio técnico do Ministério da Integração Nacional para elaborar Plano Estadual de Desenvolvimento Regional
(Ascom/MI) Com a criação dos 17 territórios de Desenvolvimento em Minas Gerais, a orientação das políticas públicas passa a ser cada vez mais regionalizada no Estado. Com este foco, o secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite, conseguiu a parceria do Ministério da Integração Nacional, durante reunião de comitiva de Minas Gerais, com o Ministro Gilberto Occhi, e com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério, Irani Braga Ramos, realizada ontem (16) em Brasília.
Com base nas diretrizes e orientações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, o secretário Tadeu Martins Leite pediu o apoio do Ministério para a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais. “Viemos em busca de parcerias e recursos para a elaboração de uma política de desenvolvimento territorial para Minas Gerais, e saímos com a garantia de apoio institucional, técnico e financeiro do ministro Gilberto”, comemora o secretário.
A elaboração do Plano será orientada pela política de descentralização adotada pelo Governo de Minas, a partir da nova divisão do Estado em 17 regiões e da implementação de Planos específicos para cada uma delas. “Queremos criar uma política pública que induza o desenvolvimento com base na estrutura, nos anseios e necessidades regionais, com a participação da sociedade civil e de especialistas em gestão de território do Governo de Minas e do Ministério”, explica o secretário.
Durante todo o dia de hoje, técnicos do Ministério e da Sedru estão reunidos em Brasília para discutir o arranjo, os instrumentos e objetivos desta parceria e alinhar as estratégias de ação da União e do Estado nesta rede de cooperação.

Norte de Minas
Durante a reunião, foram discutidas ainda algumas obras emergenciais para o Norte de Minas, como a Barragem de Berizal. As obras estão embargadas, desde 2002, sob alegação de falta de licença ambiental. Segundo o ministro, se o Estado conseguir solucionar estas pendências ambientais, “o orçamento de R$ 80 a R$ 100 milhões estaria garantido”. Além disso, Gilberto Occhi sinalizou positivamente ao pedido do secretário Tadeu Martins Leite pela reabertura do escritório da Sudene em Montes Claros. “Sei da importância desta ação para alavancar ainda mais os diferenciais competitivos da região e atrair novos investimentos e vou me empenhar neste sentido”, afirmou o ministro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos