Prefeito Amâncio Oliva representa Varzelândia em solenidade estadual que transforma Matias Cardoso na capital simbólica de Minas Gerais

Imagem
A Prefeitura de Varzelândia, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, marcou presença em mais um importante evento regional. Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Amâncio Oliva participou da solenidade de entrega da Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso, realizada em Matias Cardoso, município que, nesta data, assume simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais. A tradição, instituída por emenda à Constituição Estadual, celebra as raízes históricas do Norte de Minas e homenageia figuras marcantes na formação da identidade sertaneja. O evento é reconhecido como um dos momentos mais relevantes do calendário político e cultural da região. Lideranças estaduais e regionais marcaram presença A cerimônia reuniu importantes lideranças políticas e institucionais, reforçando o peso simbólico e histórico do evento. Entre as autoridades presentes estavam: • Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais; • Marcelo Aro, secretário de Estado; • Paulo Guedes, deput...

Mato Verde: Sistema Sedinor/Idene dará inicio as obras de ampliação de barragem

(ASCOM SEDINOR) O sistema Sedinor/Idene dará início às obras de ampliação da barragem do rio Viamão, no município de Mato Verde, no Norte de Minas. A autorização foi assinada pelo Governador Pimentel e pelo secretário da Sedinor, Paulo Guedes, na última quinta-feira (11/6), durante o Fórum Regional de Governo, em Montes Claros.
As obras de complementação de barragem integram o programa Água para Todos, parceria entre os governos do Estado e Federal, com o objetivo de promover a universalização do acesso à água. O investimento total é de R$ 48 milhões.
De acordo com o projeto a ser executado, a altura da barragem será elevada dos atuais 12 metros para 35 metros, o que garantirá capacidade de fornecimento de 50 litros de água por segundos, afastando a possibilidade de desabastecimento durante o período de estiagem. A estimativa é que a obra beneficie cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde e Catuti, que sofrem com a escassez de água.
Para o secretário Paulo Guedes, a ampliação da barragem garantirá a cobertura de abastecimento para 100% da população dos municípios de Mato Verde e Catuti, além de contribuir com a produção de alimento na região. “Mato Verde está na Serra Geral, uma das regiões mais secas do Norte de Minas, todos os anos tem operação de caminhão pipa. A construção da barragem do rio Viamão é de fundamental importância para recuperar a condição hídrica da região” ressalta o secretário.
O empreendimento é uma parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Prevenção/Seca, para reduzir os efeitos da seca no Norte de Minas e integram o orçamento do Ministério da Integração. Os recursos serão repassados a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, que é a empresa responsável pela execução. A Sedinor está aguardando o repasse do recurso pelo Governo Federal, para dar início às obras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG