Prefeito Amâncio Oliva representa Varzelândia em solenidade estadual que transforma Matias Cardoso na capital simbólica de Minas Gerais

Imagem
A Prefeitura de Varzelândia, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, marcou presença em mais um importante evento regional. Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Amâncio Oliva participou da solenidade de entrega da Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso, realizada em Matias Cardoso, município que, nesta data, assume simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais. A tradição, instituída por emenda à Constituição Estadual, celebra as raízes históricas do Norte de Minas e homenageia figuras marcantes na formação da identidade sertaneja. O evento é reconhecido como um dos momentos mais relevantes do calendário político e cultural da região. Lideranças estaduais e regionais marcaram presença A cerimônia reuniu importantes lideranças políticas e institucionais, reforçando o peso simbólico e histórico do evento. Entre as autoridades presentes estavam: • Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais; • Marcelo Aro, secretário de Estado; • Paulo Guedes, deput...

Cadeia pública de Janaúba está superlotada

(Por Fernando Lucas) -- Não bastasse a falta de local apropriado para abrigar menores infratores, o município de Janaúba e sua Comarca, que abrange ainda Nova Porteirinha e Verdelândia, sofre com a superlotação do presídio existente. Com capacidade para cerca de 70 presos, a cadeia pública de Janaúba hoje está com cerca de 190 detentos. Ou seja quase três vezes mais a sua capacidade. 
 Estas informações, conseguidas com a costumeira exclusividade pelo JORNAL DA SERRA GERAL também serão apresentadas para o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Sanatana, pela comitiva encabeçada pela Acijan, com representantes da sociedade janaubense.
 Porém, a reunião não servirá apenas para pedir, também vai servir para apresentação de propostas de ajuda, como a construção de mais celas para a cadeia local e até mesmo um albergue para a brigar os detentos com direito a cumprir pena em regime semi-aberto.
 O JORNAL DA SERRA GERAL obteve, com exclusividade, a informação de que estes estariam sendo beneficiados em ficar em casa, sem a necessidade de voltar ao presídio para dormir, como determina a lei, uma vez que não existe acomodações adequadas e suficientes para tais. E, o que é pior, muitos destes aproveitam-se desta oportunidade para cometerem delitos. Com a construção do albergue, teriam onde pernoitarem sob a guarda da Suape.
“O que queremos é que a paz volte a reinar em Janaúba e nossa Comarca. Os comerciantes, empresários de uma forma geral não estão mais aguentando tantos assaltos, furtos e roubos, principalmente com a participação de menores infratores que, pela falta do Centro de Ressocialização e internação, não recebem punição adequada e, o que é pior, invariavelmente voltam às ruas e cometem os mesmos delitos”, argumenta o presidente da Acijan, Wilhan Cardoso.
Da na Acijan reunião ficou decidido quem serão os  representantes da sociedade que participarão da reunião em Belo Horizonte junto à Secretaria de Defesa Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG