Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Frigorífico é esperança para pecuaristas de Janaúba e região

Campo. Seca também prejudica a produção de carne em Janaúba
Há 15 anos, após abrir falência, a rede de frigoríficos Kaiowa deixou um rastro de prejuízos para os pecuaristas de Janaúba, na região Norte de Minas. Com capacidade de abate de 500 cabeças de gado por dia, o frigorífico deixou vestígios de desemprego no município, causando perdas para a receita da cidade. Entretanto, com o processo de avaliação dos ativos que estão sendo arrematados, essa fase pode estar próxima de terminar. 
As quatro unidades da massa falida do Kaiowa - além de Janaúba, uma em Anastácio, no Mato Grosso; outra em Pires do Rio, em Goiás; e outra em Presidente Wenceslau, em São Paulo - estão em fase de avaliação para, então, o processo de repasse das unidades para novos empreendedores sejam finalizados. 
De acordo com o Secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável de Janaúba, José Cláudio Viana, cerca de 300 empregos diretos, e outros 2000 indiretos, seriam gerados com a volta da indústria.  
"Estamos comovidos pela reabertura do frigorífico na cidade. Na verdade, temos perdido muito gado pela seca, que é uma precariedade para nosso agronegócio, mas a presença do frigorífico, independente do clima, seria uma saída para escoar nossos animais, gerando emprego e renda para o município", ressalta Viana. 
O síndico da massa falida do frigorífico Kaiowa, Amador Bueno, frisa que falta apenas a avaliação dos ativos, e que os valores trabalhados ainda não são divulgados. "Certamente, Janaúba tem potencial para a reabertura da empresa, mas não podemos precisar ainda as datas em que o processo, que tramita na 16ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, será finalizado", explica o síndico. 
Entre os empreendedores, a aposta é de que o arremate dos ativos restantes ocorra primeiro para as unidades de Janaúba e Anastácio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG