“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

AMAMS participa de reunião sobre a seca em Porteirinha


A falta de água tem sido a principal dor de cabeça dos prefeitos da região. Em busca de alternativas que ajudem a minimizar o flagelo da seca, os prefeitos da microrregião da Serra Geral convocaram a diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) para uma reunião especial, em Porteirinha, na sexta-feira 18/03, no Centro Vocacional Tecnológico. De acordo com os números apresentados pelos prefeitos, o prejuízo no setor agropecuário deve ser o maior, ultrapassando os R$ 200 milhões, caso a seca se prolongue ainda mais.
Outra preocupação dos prefeitos dos prefeitos é com o abastecimento de água que já está faltando, já que os caminhões pipa para o atendimento são poucos e a demanda é grande.
Em Porteirinha, o prefeito Silvanei Batista disse que existe um excedente de 800 pessoas que estão sem atendimento com água, porque não tem caminhões pipa suficientes. Seu pedido é de que haja uma maior contrapartida por parte dos governos estadual e federal.
Os prefeitos estão apreensivos em relação as poucas chuvas que caíram recentemente e que não foram suficientes para repor os reservatórios de água do solo.
No período de 10 em 10 anos, sempre tem uma seca que causa grandes prejuízos, mas a deste ano, pode ser considerada a pior dos últimos 40 anos.  Em pleno período chuvoso, que vai de outubro a março, a chuva no Norte de Minas foi abaixo das médias históricas: em dezembro, caiu 40 por cento da quantidade de água esperada, em janeiro, 80 por cento, e, em fevereiro, apenas 20 por cento.
O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, se comprometeu em lutar em favor dos municípios, entregando ao vice-governador Alberto Pinto Coelho, no próximo dia 3 de abril, na sede da entidade, um documento cobrando medidas emergenciais de convivência coma  seca e declarando Situação de Emergência para todos os 92 municípios norte-mineiros.
Participaram da reunião sobre a seca os prefeitos de Porteirinha, Silvanei Batista; Catuti, Hélio Pinheiro; Gameleiras, Valdir Rodrigues; Nova Porteirinha, Raul Alves; Pai Pedro, Eujácio da Soledade; Riacho dos Machados, Elton Marques; Serranópolis de Minas, Wagner de Natalino; Verdelândia, Tião de Mozar e o deputado estadual Paulo Guedes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Montes Claros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro