Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Dengue supera 123 mil casos e `tende a se alastrar ainda mais´

"Estamos, sem dúvida, vivendo uma epidemia de dengue em várias cidades de Minas e, infelizmente, ainda não chegamos ao pico da doença, o que deve ocorrer até abril". As palavras, ditas ontem pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, mostram a gravidade do problema que atinge Minas. Pelo último balanço do governo, divulgado ontem, 28 pessoas morreram neste ano em decorrência da enfermidade no Estado, cinco a mais do que na última semana e 55% a mais do que em todo o ano passado, quando houve 18 óbitos.
Já o número total de casos notificados chega a 123.694 em Minas, um aumento de 164,9% em comparação com 2012, que teve 46.681 registros. Os dados revelam um crescimento acelerado da doença dia após dia. Em uma semana, o índice de notificações teve salto de 32,7%, passando de 93.184 para 123.694. 
Entre os casos confirmados neste ano, 72 resultaram no tipo grave da doença; 51, em dengue com complicações; e 21, em febre hemorrágica.
"O governo vem trabalhando com muita diligência. Mas as ações não têm sido suficientes, muitos municípios ainda não estão com suas equipes de endemia completas", explicou o secretário. Um das justificativas para a desestruturação é a mudança de gestão em 83% das prefeituras, o que levou à desmobilização de equipes de vigilância e à interrupção das atividades, que deveriam ser permanentes.
Cenário. Segundo Marques, o número de casos de dengue ainda deve crescer em virtude da própria natureza da doença, que se alastra no calor e no período chuvoso, tendo maior incidência entre os meses de novembro e maio. Porém, entre as ações para tentar frear o aumento, está a entrega de água sanitária nas casas, com o intuito de matar o mosquito.
Só na capital, de janeiro até agora, foram confirmados 4.215 casos da doença, um aumento de 620% em relação ao ano passado, quando houve 585 registros. No Estado, a maior incidência atinge municípios do Triângulo e da região Norte.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo