Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Dengue supera 123 mil casos e `tende a se alastrar ainda mais´

"Estamos, sem dúvida, vivendo uma epidemia de dengue em várias cidades de Minas e, infelizmente, ainda não chegamos ao pico da doença, o que deve ocorrer até abril". As palavras, ditas ontem pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, mostram a gravidade do problema que atinge Minas. Pelo último balanço do governo, divulgado ontem, 28 pessoas morreram neste ano em decorrência da enfermidade no Estado, cinco a mais do que na última semana e 55% a mais do que em todo o ano passado, quando houve 18 óbitos.
Já o número total de casos notificados chega a 123.694 em Minas, um aumento de 164,9% em comparação com 2012, que teve 46.681 registros. Os dados revelam um crescimento acelerado da doença dia após dia. Em uma semana, o índice de notificações teve salto de 32,7%, passando de 93.184 para 123.694. 
Entre os casos confirmados neste ano, 72 resultaram no tipo grave da doença; 51, em dengue com complicações; e 21, em febre hemorrágica.
"O governo vem trabalhando com muita diligência. Mas as ações não têm sido suficientes, muitos municípios ainda não estão com suas equipes de endemia completas", explicou o secretário. Um das justificativas para a desestruturação é a mudança de gestão em 83% das prefeituras, o que levou à desmobilização de equipes de vigilância e à interrupção das atividades, que deveriam ser permanentes.
Cenário. Segundo Marques, o número de casos de dengue ainda deve crescer em virtude da própria natureza da doença, que se alastra no calor e no período chuvoso, tendo maior incidência entre os meses de novembro e maio. Porém, entre as ações para tentar frear o aumento, está a entrega de água sanitária nas casas, com o intuito de matar o mosquito.
Só na capital, de janeiro até agora, foram confirmados 4.215 casos da doença, um aumento de 620% em relação ao ano passado, quando houve 585 registros. No Estado, a maior incidência atinge municípios do Triângulo e da região Norte.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG