Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Minas Gerais já tem 29.517 casos de dengue

População e autoridades devem manter o alerta devido ao aumento do número de casos de dengue. A capital mineira já registra sete casos de dengue provocados pelo vírus tipo 4.
Dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mostram que, até o momento, a capital registrou 1.912 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, 464 foram confirmados, 209 descartados e 1.239 estão pendentes. A regional Pampulha continua apresentando o maior número de casos confirmados (102), seguida pelas regionais Oeste (57) e Norte (56). A SMSA já confirmou a origem da transmissão de 362 casos. Desses, 261 em Belo Horizonte e o restante do interior.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em parceria com a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) promove durante todo o ano mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros da doença e evitar a proliferação do mosquito. Nesta quinta-feira (14), o mutirão acontece na área de abrangência do Centro de Saúde Piratininga e Lagoa, na regional de Venda Nova. Na segunda-feira (18), o mutirão acontece na área de abrangência dos centros de saúde Carlos Prates, na região Noroeste e Padre Joaquim Maia, na região da Pampulha.

Casos em Minas
Em menos de dois meses, Minas já tem 29.517 casos notificados dengue, o representa mais da metade dos casos registrados em 2012, quando foram 46.681. O Estado já registra duas mortes em consequência da doença. O município que apresenta o maior número de casos é Ipatinga, com 3.919, seguido de Coronel Fabriciano, com 2.828, e Timóteo, com 2.550. Em Belo Horizonte já foram confirmados 1.251 casos. A cidade de Monte Azul, no Norte de Minas, fica no último lugar na lista de infestação com 141 casos.
A grande incidência da doença em Minas levou pelo menos 54 cidades decretarem situação de emergência por registrarem epidemia, ou seja, mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira