Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

Norte de Minas no escuro

A onda do blecaute que vem se tornando comum no Brasil, atingiu parte de Minas Gerais entre o final da tarde e o início da noite deste sábado, deixando, principalmente a região norte do Estado na completa escuridão. O apagão que afetou também parte do Noroeste durou cerca de uma hora.
O blecaute inesperado, provocou diversos problemas em Montes Claros. O apagão teve início por volta das 18h30 e a energia só retornou às 19h30, tornou o trânsito, já caótico em função do final de ano e das compras natalinas, ainda mais complicado, já que os semáforos se apagaram. No Montes Claros Shopping Center, o maior da cidade, lojas baixaram as portas por falta de condições de atender, já que o sistemas de vendas  são computadorizados e de receber, pois  as máquinas de cartões de crédito não funcionam sem energia elétrica. Bares e restaurantes também foram obrigados a suspender o atendimento. 
Ainda no Centro, também houve prejuízo para os postos de gasolina que não puderam funcionar devido à falta de energia para as bombas. O Corpo de Bombeiros recebeu três chamadas de pessoas que ficaram presas em elevadores.
Informação divulgada pela Cemig  afirma que a falta de energia foi provocada por um problema em uma subestação em Goiás, na subestação Samambaia, da Furnas Centrais Elétricas e afetou o sistema interligado nacional. Ainda de acordo com a Cemig, quando este tipo de desligamento ocorre, há um desligamento seletivo de cargas para evitar uma ocorrência maior de falta de energia. Embora não exista informações oficiais informou sobre o número de cidades afetadas em Minas Gerais, no Norte de Minas
Montes Claros, Francisco Sá, Cristália, São Romão, Capitão Enéas, Salinas, Três Marias, Janaúba, Januária, Jaíba e São Francisco foram atingidas pelo blecaute.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira