Norte de Minas é a região do Estado com menor índice de pessoas com doenças crônicas

Dado foi apresentado pelo boletim da Pesquisa de Amostra de Domicílios (PAD) 2011 sobre hábitos de vida saudável da população mineira
De acordo com o Boletim PAD 2011 – Hábitos de Vida Saudável, a região mineira que apresenta o menor índice de pessoas de 14 anos ou mais com doenças crônicas é o Norte de Minas, com o percentual de 30,1%. A média do Estado é de 33,9%.
Os dados foram apresentados na quarta-feira (12), pelo Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro e integram os resultados da segunda edição da Pesquisa por Amostra de Domicílios (PAD-MG), realizada em 2011.
O estudo mapeou, de forma inédita no país, as doenças crônicas que acometem a população mineira e analisou comportamentos de risco (como consumo de bebidas alcoólicas e tabaco), e hábitos saudáveis (como a prática de atividades físicas, realização de exames preventivos e alimentação saudável).
O Norte de Minas também dá um bom exemplo em relação ao comportamento de risco da população, já que a região é a que possui menos fumantes, com prevalência de tabagismo em 10,6% da população com mais de 14 anos de idade. Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, a região também obteve número abaixo da média do Estado, 22,7% contra 25%.

Atividades físicas e exames preventivos
Na região do Norte de Minas verificou-se que 15,1% da população praticam atividades físicas de forma suficiente, o terceiro maior percentual do Estado, atrás apenas da região Sul e Alto Paranaíba.
Em relação aos exames preventivos, a pesquisa mostrou que 8,3% das pessoas nunca realizaram exames de pressão arterial na região. Com este índice, o Norte registra o segundo percentual mais alto de Minas Gerais, perdendo apenas para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Ainda sobre os exames preventivos, o estudo mostrou o comportamento da população quanto à mensuração da glicose no sangue. Entre a população que declarou ter diabetes na região, 88% realizaram o exame há um ano ou menos, o terceiro maior percentual de Minas; 6,8% entre um e dois anos atrás; 1,5% há mais de dois anos; e 1% nunca mensurou o teor de glicose.  Entre aqueles que informaram não ter diabetes, 53,9% fizeram a mensuração preventiva há um ano ou menos; 10,9% entre um e dois anos atrás; 11,3% há mais de dois anos; e 20,2% nunca fizeram.

Hábitos alimentares
No quesito de hábitos alimentares, a proporção de pessoas acima de 14 anos que consomem frutas, legumes e verduras cinco ou mais dias da semana, no Norte de Minas, foi de 55,7%, a segunda mais baixa do Estado.
No quesito consumir carnes vermelhas e de frango com gordura visível, a população teve o segundo menor índice, 44,1%; e a proporção de pessoas que têm o hábito de consumir leite com teor integral de gordura foi de 58,5% na região.
O boletim foi desenvolvido  com o objetivo de traçar o perfil das principais doenças crônicas de Minas Gerais e suas regiões de planejamento, bem como dos principais fatores associados a elas. Como isso, pretende-se subsidiar os órgãos ligados à saúde para o planejamento de ações e políticas preventivas eficazes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos