Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Falha em sistema interligado causou apagão, afirma ONS


Origem. Problema teria ocorrido na Subestação Samambaia (foto), administrada por Furnas
Brasília. O apagão que atingiu anteontem as regiões Sudeste e Sul do país, ocorreu devido a uma falha no sistema interligado de energia do país, informou o De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). A falha foi detectada às 17h43, quando foi acionado um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras. Com isso, cada empresa teve de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado.
O ONS afirmou que está apurando os motivos da falha no sistema, mas já descartou excesso de consumo, uma vez que sábados são dias de menor demanda. O ONS deve divulgar hoje um relatório preliminar. Procurada, a Aneel afirmou que não iria comentar o caso. A reportagem não conseguiu contato com o Ministério das Minas e Energia.
Em Minas Gerais, segundo a Cemig, cidades do Norte do Estado ficaram sem energia por cerca de duas horas, entre 17h55 e 20h. O fornecimento na capital não foi afetado.
O apagão afetou dezenas de municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e também deixou moradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia sem luz, segundo distribuidores de energia nesses Estados. No Rio Grande do Sul, ao menos 712 mil clientes ficaram sem luz entre o fim da tarde e o início da noite, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição de energia no Estado.
Em Santa Catarina, a Celesc, responsável pela distribuição em mais de 90% do território do Estado, informou que várias cidades tiveram interrupção, mas não soube dizer quantos clientes foram afetados.
Em São Paulo, 1,5 milhão de clientes ficaram sem energia em dez cidades, segundo a Eletropaulo. Na capital, faltou luz em 20 bairros, entre os quais Mooca, Tatuapé, Santo Amaro, Ipiranga, Guaianazes, Capão Redondo, Saúde e São Mateus. A energia também foi interrompida nos municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Juquitiba, Cajamar, Santana do Parnaíba, Jandira e Taboão da Serra.
Segundo o ONS, o fornecimento foi interrompido por dois minutos, mas o religamento foi demorado. De acordo com a Eletropaulo, só às 20h21 a energia foi completamente restabelecida no Estado de São Paulo.
No Rio, além da capital, 26 cidades foram atingidas, incluindo Niterói, São Gonçalo, Magé, Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu, Seropédica e Belford Roxo. Só essa última ainda estava sem energia por volta das 22h, segundo a Light.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG