Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Produtores de MG investem na manga palmer para exportação

Os produtores de Jaíba, no norte de Minas Gerais, investem no cultivo da manga palmer. A fruta tropical, que tem pouca fibra e muita polpa, promete cair no gosto dos exigentes consumidores europeus. O primeiro carregamento da fruta tem Portugal como destino.
Dois produtores saíram do interior de São Paulo e encontraram no Projeto Jaíba o clima ideal para cultivar a manga por indução. Os pés são irrigados diariamente com água e fertilizantes na base do tronco e a fruta recebe uma camada de cal que protege do sol.
Pela primeira vez, a fruta cultivada na região será exportada pelo mar, o que representa uma redução de 35% no custo. Em 10 dias, a manga chegará à mesa do consumidor europeu.
“Neste primeiro momento, apesar de ser teste, há uma grande possibilidade de ganho. Nós estamos esperando um ganho em torno de 20% a 30% e Portugal é só a porta de entrada”, diz Jadilson Borges, consultor do Sebrae.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG