Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Em Minas, 105 cidades decretaram situação de emergência por causa da seca e estiagem

Seca provocada pela estiagem em Mamonas, cidade do Norte de Minas Gerais
Em Minas Gerais 105 cidades da decretaram situação de emergência por causa da seca ou estiagem. Grande parte desses municípios está no Norte do estado e regiões do Vale do Jequitinhonha/Mucuri. As cidades em que o problema está muito complicado são Itinga, Chapada Gaúcha, Jaíba, Santa Cruz de Salinas, Jacinto, Rubim, José Gonçalves de Minas, Espinosa, Mamonas, Monte Azul e Porteirinha.
Em reportagem especial dia 20 de maio o Estado de Minas mostrou que a mancha de sede se espalha pelo mapa de Minas. As regiões Norte e Nordeste de Minas enfrentam uma das piores secas da história. No rastro da estiagem, a lavoura teve perda que supera 70%, o gado mingua com fome e sede; prefeituras escavam o solo atrás de água para a população, mas pouco encontram. Quando acham, em muitos casos o líquido que chega à superfície é salobro. Banho virou luxo, mantido graças a água de aspecto duvidoso, buscada cada vez mais longe.
Escassez de chuvas não é novidade nessas regiões. Mas, desta vez, a seca chegou bem mais cedo. Lugares em que o volume de chuvas de outubro/2011 a março/2012 foi de pouco mais de 400 milímetros, metade da média histórica (800 a 900 milímetros)



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG