Acusados de matar índios são absolvidos

Aldeia xacriabá em São João das Missões, onde aconteceu o crime
Depois de mais de 24 anos, Vicente de Araújo e Arlindo Gonçalves da Silva, suspeitos de participar do episódio conhecido como chacina dos Xacriabá, no Norte de Minas, foram julgados ontem em Belo Horizonte. O Tribunal do Júri Federal considerou os réus inocentes.

A dupla era acusada pelos homicídios qualificados de Rosalindo Gomes de Oliveira, José Pereira de Santana e Manoel Fiúza da Silva, que eram lideranças indígenas da tribo Xacriabá. Os suspeitos ficaram foragidos após o crime, ocorrido em fevereiro 1987, mas foram presos 19 anos depois, em 2006. Posteriormente, foram liberados após o consentimento judicial pelo habeas corpus. O julgamento era acompanhado por familiares dos índios e dos réus.

A chacina, ocorrida na região de Itacarambi, hoje pertencente ao município de São João das Missões, no Norte de Minas, teria sido cometida por um grupo de 13 grileiros que disputavam as posses das terras pertencentes à reserva indígena. Os homens invadiram a aldeia de madrugada e executaram as vítimas com vários disparos de armas de fogo, dentro das casas dos xacriabás, enquanto eles ainda dormiam. Anízia Nunes de Oliveira, mulher de Rosalindo, ficou gravemente ferida. Um dos grileiros também morreu durante a invasão da aldeia.

Dos outros 11 suspeitos de envolvimento no episódio, seis foram condenados, um foi absolvido e quatro continuam foragidos.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos