Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Armas são apreendidas em Montes Claros e região

A Polícia Militar vem realizando ações para que o número de armas de fogo em circulação reduza não só em Montes Claros, mas também em toda a região. As ações estão sendo desencadeadas diariamente, em todos os turnos, através da realização de blitze, abordagens a indivíduos suspeitos, batidas policiais e palestras.
Através das várias operações já realizadas, de janeiro a julho deste ano, 313 armas de fogo foram apreendidas somente em Montes Claros. Em todos os 77 municípios sob responsabilidade da 11ª Região da Polícia Militar, o número chega a 1807 armas de fogo apreendidas. O resultado obtido em Montes Claros coloca a cidade em terceiro lugar no ranking das cidades mineiras com maior número de apreensão de armas, ficando atrás somente de Belo Horizonte e Contagem. Apesar do posicionamento ser favorável, o grande número de armas em circulação na cidade ainda é motivo de preocupação.
Com a redução do número de armas em circulação pela cidade, a expectativa é que estas apreensões possam impactar na redução do ICV – Índice de Criminalidade Violenta, firmando assim o compromisso da 11ª Região da Polícia Militar do cumprimento das metas junto à secretaria de Estado de Defesa Social.
A Polícia Militar possui unidades credenciadas para receber armas de entrega voluntária conforme critérios previstos na Campanha do Desarmamento 2011, quais sejam: 10º e 50º BPM em Montes Claros, 30º BPM em Januária, 51º BPM em Janaúba e a 2ª Cia PM Ind em Taiobeiras. Não obstante à entrega voluntária, as operações para o desarmamento da população continuarão através de abordagens rotineiras.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira