Espinosa: Filho de PM é vítima de fogos de artifício, duas pessoas foram presas



O fato ocorreu no dia 11/06/2011, sábado, por volta de 12hs, quando chegou a sala de operações de Espinosa a solicitação do Sargento Ramon Pacheco, segundo quando estava levando a família para fazer compras, a pé, que ao passar nas proximidades da feirinha havia um carro de som e rapidamente os integrantes deste carro passaram a soltar foguetes de “12X1 tiros” após um dos foguetes falhar veio a estourar e cair no chão atingido pessoas que ali estava, inclusive com seu filho de 06 anos, que havia sofrido uma lesão e foi encaminhado para o Hospital, de imediato a VP composta pelo Sd Dênis, com apoio dos Soldados Paiva, Poluciano, e Henrique, deslocaram para a Avenida Minas Gerais nas proximidades da Feirinha, a vitima já havia sido levado ao HPS, em contato com o Sargento ele informou que seu enteado, FVLS, de seis anos, tinha sido atingido por um artefato de foguete lançado pelo autor, Willian Souza Silva, de 18 anos, que fez o uso de tal artefato na rua Álvaro Cruz, ao lado do posto Melodia, de fronte da “feirinha” local onde transitavam inúmeras pessoas, desta forma, colocando em risco a integridade física dos transeuntes, provocando lesão corporal no braço direito de seu filho, momento o qual, segundo relatos de testemunhas, foi até o veiculo Ford Pampa Placa HZI-6308/MG, de cor preta, que tentava evadir com o suspeito da autoria do crime, ao perceber tal intenção o sgt PM e outras pessoas que ali estavam impediram que o veiculo juntamente com o condutor deste evadissem, no entanto, o condutor Antonio Luiz Borges Rodrigues, mesmo depois, de ser informado pelo solicitante que era policial militar, tentou evadir com o veiculo supracitado arremessando-o contra o Sgt Pacheco que mesmo assim permaneceu em posição de frente ao veiculo na tentativa de impedir a fuga, Sgt PM relatou em oitivas que eles não teriam conseguido evadir pelo apoio recebeu e grande insatisfação popular que pairava naquele momento pelas lesões sofridas nas vitimas. No local a viatura da 237 Cia PM assumiu a ocorrência, e após relatos do Sgt e das diversas testemunhas que se pronunciaram foi dado voz de prisão aos suspeitos, ao Willian Souza Silva,  de 18 anos, por ter soltado os fogos de artifício que causaram a Lesão Corporal, e ao Antônio por ser o responsável pela soltura de fogos, proprietário dos fogos e por ter tentado evadir conforme relataram as testemunhas.
Duas pessoas ficaram feridas no acidente com fogos de artifício, a primeira foi o filho do Sgt e a outra foi a Sra. Raquel Maria dos Santos Silva, 18 anos, residente na zona rural, ela teve lesões nos pés causados pelas queimaduras, o filho do Sgt sofreu uma perfuração profunda no braço direito, segundo o médico Dr. José Humberto havia grande quantidade de pólvora no local queimado, o que pode causar infecção na pele. Na seqüência os policiais apreenderam o restante dos fogos e conduziram os envolvidos até a Delegacia de Janaúba onde os suspeitos foram ouvidos.
O passeio da família acabou no Hospital e na Delegacia, a falta de cautela com fogos de artifício pode levar a morte e a conseqüências irreparáveis, neste caso além da proximidade com o Posto de Combustível o acidente poderia ser ainda maior já que naquele local havia dezenas de pessoas transitando.

O 3º Sgt PM Ramon Pacheco está na cidade há poucos meses, ele comanda o 2º Grupamento do 5º Pelotão de Meio Ambiente na região.
Neste mês de junho o melhor mesmo é somente realizar estes procedimentos de soltura de fogos conforme orientações de uso na embalagem do produto, longe das aglomerações e de pessoas e perímetros urbanos.


Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:
  • Não compre fogos de artifícios clandestinos, na maioria das vezes não são testados. Esses fogos são vendidos de forma avulsa e não trazem as orientações do fabricante na embalagem.
  • Sigas as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder no momento da compra do artefato.
  • Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão. Dessa forma, não é preciso segurá-los com as mãos.
  • Nunca deixe crianças soltar fogos.
  • A distância para explodir os fogos com segurança é de no mínimo 50 metros de pessoas, edificações e carros.
  • Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavil e evitar acidentes e leve na loja em que comprou para trocá-los.
  • Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.
  • Jamais carregar bombinhas no bolso;
  • Nunca acender um fogo de artifício ou ‘bombinha’ próximo ao rosto;
  • Prender o rojão em uma armação e afastar-se na hora de acender;
  • Nunca associar bebida alcoólica com o uso de fogos e nem entregar fogos de artifício a crianças, pessoas alcoolizadas ou pessoas inabilitadas para o uso;
  • Manter as crianças afastadas do local;
  • Observe se os estabelecimentos comerciais que vendem esse tipo de mercadoria têm licença de funcionamento da Prefeitura Municipal. Observe ainda, se no local há restrição de venda dos fogos de acordo com a idade;
  • Atentar para o tipo e a quantidade de pólvora existente no produto, pois quanto mais pólvora, maior é a periculosidade e potência do mesmo;
  • Seguir atentamente as instruções do fabricante (transporte, uso, armazenamento, composição, data de validade e os riscos que os fogos podem causar). Além disso, essas informações devem estar em língua portuguesa, mesmo que o produto seja importado, e de maneira clara, precisa e ostensiva nas mercadorias, conforme o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor;
  • Não solte fogos perto de hospitais, sob copas de árvores ou perto de fiações elétricas;
  • Prefira soltar os fogos de artifício em locais abertos, de preferência em áreas amplas e sem vegetação por perto;
  • Nunca aponte para pessoas e verifique se não existem materiais combustíveis nas proximidades;
  • Atentar para a classificação por idade e habilitação de cada tipo de fogos de artifício.


Pablo de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe