Em Coração de Jesus, incêndio na região do Rio Riachão é extinto por bombeiros e brigadistas

Área atingida foi de aproximadamente 34 hectares, de acordo
com ambientalista (Foto: Daniel Versiane/Arquivo Pessoal)

O incêndio que começou na sexta-feira (9) na região das cabeceiras do Rio Riachão, na divisa de Montes Claros com Coração de Jesus, foi debelado pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas na tarde deste sábado (10). Segundo o ambientalista Eduardo Gomes, a área atingida foi de aproximadamente 34 hectares; as chamas atingiram uma área de proteção, onde várias espécies se refugiam e também se reproduzem. Há suspeita de que o fogo tenha começado por um grupo de pessoas que estava em uma casa abandonada na região, mas até o momento não houve a confirmação de autoria e os motivos ainda são desconhecidos.

"As imagens aéreas de um drone, feitas por voluntários e parceiros, nos ajudaram no planejamento das ações de combate e no levantamento da área atingida. Trata-se de uma área pantanosa de várzea com ocupação predominante de um capim nativo, conhecido como tiririca. A área fica à montante, a dois quilômetros da nascente principal do rio chamada Lagoa Tiririca, mais conhecida como Lagoa Azul. Além de consumir a vegetação nativa, vários animais menores morreram no incêndio. Foram mais de 20 horas de combate e monitoramento das chamas", ressalta o ambientalista do Instituto Grande Sertão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram utilizadas técnicas de contrafogo, onde os focos se encontram, de abafamento e utilização de bomba costal, que os militares e brigadistas carregam durante o combate. Ainda de acordo com os bombeiros, uma guarnição voltou ao local na manhã deste domingo (11) para monitorar se novos focos surgiram.

O local da ocorrência no Rio Riachão fica paralelo à BR-135, a 22 km de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos