Janaúba vive nova crise do lixo com retenção dos coletores

O lixo espalhado pela cidade (Foto: Ambrósio Prates)

(Por AMBRÓSIO PRATES) A cidade de Janaúba vive uma nova crise com a coleta de lixo, principalmente depois que a Prefeitura Municipal cortou a quantidade de coletores, de sete para quatro, sob a alegação de crise financeira. Por onde quer que se ande em Janaúba, o cenário é o mesmo. O que se vê é lixo espalhado por todos os cantos da cidade. A cidade conta com o único Aterro Sanitário Público, mas isso não tem garantido que a limpeza ocorra a contento, por causa da inoperância do sistema de coleta. Vários lixões estão sendo formados em bairros diferentes da cidade.

Os moradores pagam carroceiros para levarem o lixo de suas casas e comércios. Como o aterro fica longe da cidade e o acesso não é permitido aos carroceiros, o lixo é descartado sem o menor critério nos arredores, da cidade. Alguns desses pontos ficam bem perto do centro, como, por exemplo, na avenida Brasil, onde o lixo se amontoa em grande quantidade.


O nosso jornalismo ouviu os dirigentes do setor de limpeza da Prefeitura, que disseram estar com dificuldade em coletar o lixo, em função da redução dos recursos para o pagamento de caminhões compactadores. Havia sete veículos contratados. Com o corte de recursos atualmente são apenas quatro. O resultado dessa redução foi o colapso do sistema. A cidade está suja, cheia de moscas e, o que é pior, sem perspectiva de melhoras até o fim do ano. O novo prefeito Carlos Isaildon Mendes terá que enfrentar essa situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos