Mato Verde: Sistema Sedinor/Idene dará inicio as obras de ampliação de barragem

(ASCOM SEDINOR) O sistema Sedinor/Idene dará início às obras de ampliação da barragem do rio Viamão, no município de Mato Verde, no Norte de Minas. A autorização foi assinada pelo Governador Pimentel e pelo secretário da Sedinor, Paulo Guedes, na última quinta-feira (11/6), durante o Fórum Regional de Governo, em Montes Claros.
As obras de complementação de barragem integram o programa Água para Todos, parceria entre os governos do Estado e Federal, com o objetivo de promover a universalização do acesso à água. O investimento total é de R$ 48 milhões.
De acordo com o projeto a ser executado, a altura da barragem será elevada dos atuais 12 metros para 35 metros, o que garantirá capacidade de fornecimento de 50 litros de água por segundos, afastando a possibilidade de desabastecimento durante o período de estiagem. A estimativa é que a obra beneficie cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde e Catuti, que sofrem com a escassez de água.
Para o secretário Paulo Guedes, a ampliação da barragem garantirá a cobertura de abastecimento para 100% da população dos municípios de Mato Verde e Catuti, além de contribuir com a produção de alimento na região. “Mato Verde está na Serra Geral, uma das regiões mais secas do Norte de Minas, todos os anos tem operação de caminhão pipa. A construção da barragem do rio Viamão é de fundamental importância para recuperar a condição hídrica da região” ressalta o secretário.
O empreendimento é uma parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Prevenção/Seca, para reduzir os efeitos da seca no Norte de Minas e integram o orçamento do Ministério da Integração. Os recursos serão repassados a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, que é a empresa responsável pela execução. A Sedinor está aguardando o repasse do recurso pelo Governo Federal, para dar início às obras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos