Falha em sistema interligado causou apagão, afirma ONS


Origem. Problema teria ocorrido na Subestação Samambaia (foto), administrada por Furnas
Brasília. O apagão que atingiu anteontem as regiões Sudeste e Sul do país, ocorreu devido a uma falha no sistema interligado de energia do país, informou o De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). A falha foi detectada às 17h43, quando foi acionado um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras. Com isso, cada empresa teve de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado.
O ONS afirmou que está apurando os motivos da falha no sistema, mas já descartou excesso de consumo, uma vez que sábados são dias de menor demanda. O ONS deve divulgar hoje um relatório preliminar. Procurada, a Aneel afirmou que não iria comentar o caso. A reportagem não conseguiu contato com o Ministério das Minas e Energia.
Em Minas Gerais, segundo a Cemig, cidades do Norte do Estado ficaram sem energia por cerca de duas horas, entre 17h55 e 20h. O fornecimento na capital não foi afetado.
O apagão afetou dezenas de municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e também deixou moradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia sem luz, segundo distribuidores de energia nesses Estados. No Rio Grande do Sul, ao menos 712 mil clientes ficaram sem luz entre o fim da tarde e o início da noite, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição de energia no Estado.
Em Santa Catarina, a Celesc, responsável pela distribuição em mais de 90% do território do Estado, informou que várias cidades tiveram interrupção, mas não soube dizer quantos clientes foram afetados.
Em São Paulo, 1,5 milhão de clientes ficaram sem energia em dez cidades, segundo a Eletropaulo. Na capital, faltou luz em 20 bairros, entre os quais Mooca, Tatuapé, Santo Amaro, Ipiranga, Guaianazes, Capão Redondo, Saúde e São Mateus. A energia também foi interrompida nos municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Juquitiba, Cajamar, Santana do Parnaíba, Jandira e Taboão da Serra.
Segundo o ONS, o fornecimento foi interrompido por dois minutos, mas o religamento foi demorado. De acordo com a Eletropaulo, só às 20h21 a energia foi completamente restabelecida no Estado de São Paulo.
No Rio, além da capital, 26 cidades foram atingidas, incluindo Niterói, São Gonçalo, Magé, Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu, Seropédica e Belford Roxo. Só essa última ainda estava sem energia por volta das 22h, segundo a Light.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos