Prefeitura de Matias Cardoso convida população a participar da construção do PPA 2026-2029

Imagem
A Administração Juntos Por Uma Nova Matias, liderada pela prefeita Pretinha, convida todos os cidadãos matiense a participarem ativamente da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, um dos mais importantes instrumentos de planejamento e gestão pública do município. A participação popular já está aberta e pode ser feita de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura: www.matiascardoso.mg.gov.br . Lá, os cidadãos poderão enviar sugestões e opiniões sobre as áreas e projetos que consideram prioritários para o futuro de Matias Cardoso. “O PPA é o coração do planejamento público. Queremos ouvir o povo de Matias Cardoso, porque é o cidadão que conhece de perto as necessidades de cada comunidade. Juntos, vamos definir as metas e os investimentos que vão transformar nossa cidade nos próximos quatro anos” , destacou a prefeita Pretinha. O que é o PPA O Plano Plurianual (PPA) é o documento que define o planejamento estratégico do governo municipal para um período de quatro anos. ...

Nota de Esclarecimento – Prefeitura Municipal de Varzelândia


A Prefeitura de Varzelândia respeita a avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), já que o órgão possui todas as contas e acessos necessários para apresentar uma avaliação verdadeira da situação do município.

Quanto ao desempenho apontado no levantamento, é importante destacar a falta de respeito com a população na gestão anterior, que, nos últimos oito anos, deixou marcas profundas na educação do município. Os levantamentos do TCEMG correspondem aos fatos que a atual administração encontrou na Secretaria de Educação. Recebemos todas as escolas irregulares e inapropriadas para atender às nossas crianças. Dos 21 prédios existentes, apenas 1 foi entregue em condições adequadas de funcionamento.

Podemos considerar ainda que, no ano passado, o município perdeu o VAAF – valor aluno ano final – pela falta de alimentação do sistema, o que resultou em prejuízos financeiros diretos para a educação infantil. Em suma, os índices do TCEMG refletem a realidade da gestão anterior, marcada pela falta de respeito e pelo descaso com a primeira infância. Houve uma desaceleração dos investimentos em infraestrutura, equipamentos, materiais pedagógicos e capacitação profissional. Segundo o Censo 2024, apenas 40% das crianças de 0 a 6 anos estavam sendo atendidas nas escolas e, mesmo se houvesse necessidade de ampliar esse atendimento, o município não teria estrutura para tal, pois não foram feitos investimentos mínimos, faltando até cadeiras e itens básicos para o funcionamento adequado das unidades.

A atual gestão já iniciou um trabalho sério para reverter esse cenário, com ações concretas de ampliação, reforma e construção de unidades educacionais, investimentos em capacitação dos profissionais, aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos, sempre em uma administração participativa, consciente e responsável, que busca, nos primeiros seis meses de governo, trabalhar do povo para o povo. Temos convicção de que essas medidas já vão gerar resultados positivos em pouco tempo, garantindo uma educação infantil mais justa, digna e de qualidade para todas as crianças de Varzelândia.

Amâncio Oliva
Prefeito de Varzelândia

FRANCISCO CHARLES VIRÍSSIMO DA SILVA
Secretário Municipal de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga