Capitão Enéas vive momentos de pânico: policiais são baleados durante atendimento a paciente em surto psiquiátrico

Imagem
A cidade de Capitão Enéas, no Norte de Minas, foi tomada por momentos de tensão e medo na tarde desta quarta-feira (4), quando dois policiais militares foram baleados durante uma ocorrência de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A situação aconteceu enquanto as equipes atuavam no atendimento a um paciente em surto psiquiátrico, considerado de alto risco. De acordo com informações divulgadas pelo Samu, a equipe médica identificou que o comportamento do paciente tornava a cena insegura para o atendimento, motivo pelo qual foi solicitado apoio imediato da Polícia Militar para garantir a integridade dos profissionais de saúde. Durante a abordagem, o homem em surto efetuou disparos contra os militares, atingindo dois policiais. Um dos PMs, de 43 anos, foi baleado na mão, enquanto o outro, de 37 anos, sofreu um ferimento no tornozelo. O Samu não confirmou se a arma utilizada na ação pertencia aos próprios policiais ou ao autor dos disparos. Atendimento sob risco e respo...

Nota de Esclarecimento – Prefeitura Municipal de Varzelândia


A Prefeitura de Varzelândia respeita a avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), já que o órgão possui todas as contas e acessos necessários para apresentar uma avaliação verdadeira da situação do município.

Quanto ao desempenho apontado no levantamento, é importante destacar a falta de respeito com a população na gestão anterior, que, nos últimos oito anos, deixou marcas profundas na educação do município. Os levantamentos do TCEMG correspondem aos fatos que a atual administração encontrou na Secretaria de Educação. Recebemos todas as escolas irregulares e inapropriadas para atender às nossas crianças. Dos 21 prédios existentes, apenas 1 foi entregue em condições adequadas de funcionamento.

Podemos considerar ainda que, no ano passado, o município perdeu o VAAF – valor aluno ano final – pela falta de alimentação do sistema, o que resultou em prejuízos financeiros diretos para a educação infantil. Em suma, os índices do TCEMG refletem a realidade da gestão anterior, marcada pela falta de respeito e pelo descaso com a primeira infância. Houve uma desaceleração dos investimentos em infraestrutura, equipamentos, materiais pedagógicos e capacitação profissional. Segundo o Censo 2024, apenas 40% das crianças de 0 a 6 anos estavam sendo atendidas nas escolas e, mesmo se houvesse necessidade de ampliar esse atendimento, o município não teria estrutura para tal, pois não foram feitos investimentos mínimos, faltando até cadeiras e itens básicos para o funcionamento adequado das unidades.

A atual gestão já iniciou um trabalho sério para reverter esse cenário, com ações concretas de ampliação, reforma e construção de unidades educacionais, investimentos em capacitação dos profissionais, aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos, sempre em uma administração participativa, consciente e responsável, que busca, nos primeiros seis meses de governo, trabalhar do povo para o povo. Temos convicção de que essas medidas já vão gerar resultados positivos em pouco tempo, garantindo uma educação infantil mais justa, digna e de qualidade para todas as crianças de Varzelândia.

Amâncio Oliva
Prefeito de Varzelândia

FRANCISCO CHARLES VIRÍSSIMO DA SILVA
Secretário Municipal de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Bomba política em Jaíba! Doze anos após cassação, prefeito Jimmy Murça volta ao banco dos réus e pode perder o cargo novamente

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira