Janaúba e Jaíba lideram perda de Caatinga para Usinas Solares em Minas Gerais

Imagem
Complexo Solar Janaúba. Os municípios de Janaúba e Jaíba, localizados no Norte de Minas Gerais, estão no topo do ranking nacional de perda de vegetação nativa da Caatinga devido à expansão de usinas solares, conforme revela um estudo recente da iniciativa MapBiomas. Entre 2016 e 2024, Jaíba perdeu 2.840 hectares e Janaúba 2.409 hectares de Caatinga para a instalação de painéis fotovoltaicos, colocando-os como os dois municípios brasileiros com maior desmatamento do bioma para esse fim. Esses números alarmantes destacam o impacto ambiental da busca por energia limpa em uma região marcada pela riqueza natural e pela fragilidade ecológica. De acordo com o levantamento do MapBiomas, concluído em setembro de 2025, Minas Gerais lidera o ranking nacional de perda de Caatinga para usinas solares, com 59,84% do total desmatado no país para esse propósito. Do total de 35,3 mil hectares ocupados por usinas fotovoltaicas no Brasil em 2024, 13,1 mil hectares (37%) estão em Minas Gerais, com Janaúba...

Janaúba: gato-do-mato é encontrado morto em estrada e vídeo gera alarme na comunidade rural do Taquaril



JANAÚBA (MG) – Um vídeo gravado por um motociclista gerou alvoroço nas redes sociais após ele registrar um animal silvestre morto às margens da estrada que liga o perímetro urbano de Janaúba a Barragem Bico da Pedra, próximo à comunidade rural Taquaril. Nas imagens, o motociclista afirma se tratar de uma onça, o que assustou moradores e levantou especulações.

O corpo do animal foi encontrado nas proximidades do Rancho Jaqueline. O vídeo viralizou, causando apreensão entre os residentes da zona rural e também em quem costuma frequentar o balneário.

Para esclarecer o caso, a reportagem procurou um especialista em fauna silvestre, que confirmou que o animal morto era um gato-do-mato (Leopardus tigrinus) – e não uma onça, como foi inicialmente divulgado no vídeo.

“É comum esse tipo de confusão, principalmente por causa da aparência do gato-do-mato, que lembra um felino de maior porte. Mas trata-se de um animal pequeno, típico da fauna brasileira, e inofensivo para o ser humano”, explicou o especialista.

Segundo ele, o animal deve ter sido atropelado durante a noite, período em que costuma sair em busca de alimento. Ele ainda destacou que a presença do gato-do-mato é natural em áreas de vegetação nativa, como a que envolve a Barragem Bico da Pedra.

Comunidade pode ficar tranquila
A comunidade de Taquaril e demais áreas da zona rural de Janaúba não precisam se alarmar. O especialista reforça que não há nenhum indício da presença de onças na região e que o felino encontrado não representa ameaça.

“Não é uma onça. Gatos-do-mato evitam o contato com humanos e não são agressivos. Esse tipo de situação reforça a importância da preservação ambiental e da cautela ao divulgar informações sem confirmação técnica”, completou.

O Corpo de Bombeiros ou a Prefeitura de Janaúba, por meio das secretarias responsáveis, podem ser acionados para remoção e monitoramento da fauna local, evitando riscos de acidentes em vias rurais.

Informações com Sandoval Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro