Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Em Janaúba, Nestlé forma jovens produtores de cacau


Pela primeira vez, o estado de Minas Gerais recebeu uma edição do Programa Cacauicultores do Futuro, que aconteceu na cidade de Janaúba, dos dias 6 a 8 de maio. A iniciativa, promovida pela Nestlé Brasil em parceria com o Instituto Ampliê, faz parte do Nestlé Cocoa Plan — o maior programa de sustentabilidade da cadeia do cacau no país — e capacitou 40 jovens produtores rurais e estudantes interessados na cacauicultura. O foco da formação foi o incentivo à sucessão familiar, a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e o uso de tecnologias no campo.

A 6ª edição do programa – que também faz parte da Iniciativa pelos Jovens da Nestlé – ocorreu na região Norte de Minas Gerais, que vem se consolidando como nova fronteira agrícola para o cultivo do cacau. Voltado a jovens entre 18 e 29 anos, a imersão reuniu filhos e filhas de produtores, profissionais da cadeia do cacau e estudantes de graduação e pós-graduação em uma programação que incluiu conteúdos teóricos e práticos, abordando desde os fundamentos da produção sustentável até temas como agricultura regenerativa e inovação no campo. Os participantes também visitaram propriedades modelo, onde foram apresentadas soluções inovadoras para o cultivo de cacau de forma eficiente e sustentável.

“Essa iniciativa é um compromisso da Nestlé com a formação de novas lideranças no campo, contando com palestrantes renomados e apresentando soluções inovadoras para a produção do cacau. Apoiar os jovens é essencial para garantir a continuidade e a evolução da cadeia do cacau com responsabilidade social e ambiental, além de incentivar o desenvolvimento econômico das comunidades”, afirma Igor Mota, gerente de agricultura para cacau na Nestlé Brasil.

Com essa edição, o Cacauicultores do Futuro já impactou cerca de 240 jovens em todo o Brasil, com edições realizadas em estados como Espírito Santo, Bahia, Pará e Rondônia. Durante a imersão, os participantes têm acesso a uma formação completa e inspiradora, que busca despertar o protagonismo dos jovens na construção de um futuro mais inovador e sustentável para o setor. Há ainda debates com especialistas, análises de mercado e troca de experiências com outros jovens produtores.

O apicultor Jonathan Rosa, de 27 anos, do município de Poté (MG), está iniciando no cultivo do cacau e viajou cerca de 700 km para participar da imersão. “A capacitação foi norteadora e trouxe muitas respostas para perguntas sobre o cultivo do cacau, quebrando paradigmas e me orientando para a tomada de decisões sábias na parte técnica. Saio daqui com o objetivo de ser um modelo na cacauicultura na minha região”, reforçou.

Marina Nunes, de 22 anos, é de Jordânia (MG) e estuda agronomia. Sua família tem uma propriedade que já produz cacau em consórcio com banana. “A minha família já está há 60 anos nessa área e começou com leite e café, com o meu avô. O meu pai foi introduzindo o cacau aos poucos. Cresci vendo esse processo e acabei criando uma paixão por essa cultura. Por isso, a capacitação foi uma experiência incrível, na qual tive a oportunidade de ter contato com especialistas da cacauicultura e vou me beneficiar como estudante e, futuramente, como profissional”, finalizou a jovem.

O Programa Cacauicultores do Futuro faz parte do Nestlé Cocoa Plan, que conta com mais de 6.500 mil fazendas verificadas no Brasil. O objetivo é levar padrões sustentáveis para todas as fazendas fornecedoras do cacau adquirido pela empresa. Para fazer parte do programa, os produtores precisam atender a alguns requisitos que envolvem tanto práticas de manejo ambientalmente corretas, quanto o cumprimento de leis e normas trabalhistas e de direitos humanos para entrarem no Programa. O Nestlé Cocoa Plan oferece assistência técnica e gerencial incluindo orientações sobre agricultura regenerativa, treinamentos e análise de solo. Além disso, o cacau adquirido pela Nestlé resulta em um prêmio financeiro adicional por ser produzido com práticas sustentáveis.

Sobre a Nestlé – A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Sobre a Ampliê – A Ampliê é uma organização dedicada ao desenvolvimento do agronegócio, com mais de 10 anos de experiência na criação de projetos inovadores e estratégicos que impulsionam a produtividade, sustentabilidade e capacitação de profissionais no setor. Com sede no Espírito Santo, a Ampliê atua em todo o Brasil, conectando produtores, empresas e instituições para transformar o campo por meio da educação, tecnologia e gestão eficiente. Desde programas de capacitação para jovens e pequenos produtores até grandes eventos e consultorias para empresas do setor agro, sempre com foco na sucessão rural, inovação tecnológica e boas práticas agrícolas. Acreditando que um agronegócio forte e sustentável depende da formação de lideranças preparadas para os desafios do futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga