Janaúba faz parte do esquema: em Varzelândia, PF apreende R$ 2 milhões durante cumprimento de mandado de busca e apreensão


A Polícia Federal encontrou R$ 2 milhões durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Varzelândia nesta quarta-feira (27). A ordem judicial é um desdobramento da operação Kapnos, realizada com o objetivo de apurar crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro no contrabando de cigarros.

“As investigações, que começaram em dezembro de 2022, revelaram que dois fornecedores de cargas de cigarros contrabandeados, um residente em São Paulo/SP e um em Pratápolis/MG, e outras nove pessoas residentes nas cidades mineiras de Varzelândia, Janaúba e Lontra, atuavam na distribuição dos cigarros para a região Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia”, detalhou a PF.

Ainda de acordo com a PF, o dinheiro apreendido estava em um cofre, na casa de um membro do grupo. A quantia apreendida será levada para contagem e depósito na Caixa Econômica Federal.

Operações anteriores
A operação Kapnos, realizada em 2023, foi a primeira a investigar o grupo atuante em MG e na BA. Na ocasião, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 11 de sequestro de bens e valores.

Por meio de nota, a PF informou na época que "foi descoberto que o grupo movimentou milhões de reais em poucos anos, tendo apresentado crescimento patrimonial não justificado, e que mantinha relações financeiras recorrentes com pessoas envolvidas no contrabando de cigarros.”

Já no dia 13 de março deste ano, a PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão e cinco de sequestro de bens e valores em uma operação realizada em Janaúba.

Em entrevista coletiva, a delegada Joyce Sales, esclareceu que foram apreendidos diversos maços de cigarros durante o cumprimento dos mandados. Parte do material estava em um caminhão na garagem de uma distribuidora de bebidas. A PF também encontrou cigarros em um carro na casa do principal investigado e em uma loja de roupas ligadas a ele. O homem, de 42 anos, foi preso em flagrante.

“A investigação demonstrou que a partir do comércio de cigarros contrabandeados, esses recursos provenientes do crime eram investidos na abertura de empresas, em razão disso [os locais] foram objetos dos mandados de busca e apreensão para averiguação”, falou a delegada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos