Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Caminhão carregado com cimento e açúcar pega fogo na BR-135, em Montes Claros


(Por Marina Pereira, g1 Grande Minas) Um caminhão carregado com cimento e açúcar pegou fogo na BR-135, em Montes Claros, na noite desta segunda-feira (19).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo estava parado às margens da pista e motoristas que transitavam pela rodovia perceberam o fogo e fizeram o acionamento.

Quando os militares chegaram ao local, o caminhão estava completamente tomado pelas chamas. Ainda de acordo com os bombeiros, as causas do incêndio são desconhecidas e o motorista não foi encontrado no local.

“A gente imagina que ele desceu e tomou rumo ignorado. Não foi possível saber a origem do veículo porque a placa foi derretida”, explicou o tenente Kollek Pereira. O caminhão seguia sentido Bocaiuva/Montes Claros.

Por medida de segurança, a rodovia foi interditada nos dois sentidos para o combate ao incêndio que durou cerca de 1 hora; foram usados 10 mil litros de água. Em seguida, foi usado um caminhão-pipa e foi feito o trabalho de rescaldo e resfriamento das ferragens.

Até o início da manhã desta terça, o trecho estava com interdição parcial, mas segundo a concessionária responsável pela 135, o trânsito não está prejudicado porque é realizado um desvio de faixa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo