Coronavírus: Prefeitura de Brasília de Minas investiga a morte de dois idosos; um deles fazia hemodiálise


(Por Marina Pereira, G1 Grande Minas) A Prefeitura de Brasília de Minas investiga a morte de dois idosos por suspeita de coronavírus. Os pacientes são de Ubaí e São Francisco, e morreram nessa quarta-feira (22) no Hospital Municipal Senhora Santana.

De acordo com o diretor da Unidade, Warlley Rodrigues Aquino, o paciente de Ubaí tinha 85 anos e fazia hemodiálise. Ele não apresentou sintomas da doença, mas foi feita coleta de material para exame porque quatro pacientes da hemodiálise testaram positivo para coronavírus. 

O diagnóstico foi divulgado na segunda-feira (20) e os pacientes são de São Francisco, Icaraí de Minas e São Romão. O estado de saúde deles é estável.

O outro óbito investigado é de um idoso, de 75 anos, morador de São Francisco. Ele deu entrada no hospital na terça-feira (21) com insuficiência respiratória e estava entubado na ala específica para Covid-19. O paciente era diabético e hipertenso.

Ainda segundo informações do diretor, a esposa desse idoso está internada no hospital com sintomas da doença. Ela tem 72 anos e deu entrada nessa quarta-feira (22)

“Ela foi transferida de São Francisco com falta de ar, tosse, dor de cabeça e febre. A paciente também é hipertensa e diabética, e está na ala para Covid. O estado de saúde é estável e não precisou ser entubada”, explicou Warlley Rodrigues Aquino.

Mais seis pessoas estão internadas no Hospital Municipal Senhora Santana nesta quinta-feira (23). Um é morador da cidade e os outros são de Lontra, São Romão e Chapada Gaúcha.

Segundo o último boletim epidemiológico, Brasília de Minas está com 63 notificações. Além dos quatro casos confirmados de pacientes da hemodiálise, uma idosa, que morreu no dia 16 de abril, também testou positivo para Covid-19. Ela era de Varzelândia.

Casos em São Francisco
O município de São Francisco tem dois casos confirmados e um óbito de um idoso, de 75 anos. Ele era hipertenso e estava em isolamento no hospital da cidade, e faleceu no dia 17 deste mês. O resultado do teste saiu na segunda-feira (20).

Os outros dois casos são de pacientes que fazem hemodiálise em Brasília de Minas. O quadro de saúde deles é estável. Mais de 104 casos suspeitos são investigados no município.

Medidas de prevenção à Covid-19
O serviço de hemodiálise é terceirizado e a forma como o coronavírus chegou aos pacientes está sendo apurada. Em entrevista ao G1 na terça-feira (21), o nefrologista Sérgio Ferreira garantiu que “a transmissão não ocorreu por meio dos equipamentos, mas por contato pessoal. Todos os cuidados estão sendo tomados, embora, em todos o tratamento em que aproximação, aglomeração e compartilhamento do transporte, o risco de transmissão existe e é amenizado com os cuidados que já estão recomendados e são de conhecimento de todos”.

Nefrologista fala sobre medidas de prevenção à Covid-19 em Brasília de Minas; 4 pacientes da hemodiálise testaram positivo

O nefrologista explicou também que os pacientes estão sendo submetidos a hemodiálise em salas separadas, sob cuidados de isolamento e com uso de equipamentos de proteção individual recomendados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos