Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

Imagem
Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Coronavírus: 16 hospitais de 12 municípios do Norte de MG vão receber cloroquina


(Por Michelly Oda, G1 Grande Minas) Dezesseis hospitais de referência de 12 municípios do Norte de MG vão receber a cloroquina, medicamento que teve autorização do Ministério da Saúde para ser usado em pacientes graves hospitalizados devido ao coronavírus. A distribuição foi divulgada pela Superintendência de Saúde de Montes Claros, subordinada à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Cientistas ainda divergem quanto ao uso do remédio.

“Por ser uma doença nova, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia do medicamento para casos de coronavírus. No entanto, há estudos promissores que demonstram o benefício do uso em pacientes graves”, pondera o Ministério da Saúde em matéria publicada no site.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso do medicamento durante um pronunciamento. O Ministério da Saúde publicou um guia com orientações para uso da cloroquina, que não deve ser usada para prevenir ou tratar doentes leves. Até o momento não há nenhum medicamento com eficácia comprovada para tratamento da Covid-19.

A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúdem (SRS), Cynthia Antunes Barbosa, afirma que a SES está repassando a cloroquina enviada pelo Ministério da Saúde. Ela alerta que o medicamento é alvo de estudos nacionais e internacionais, com o objetivo de comprovar sua segurança e a eficácia. Até então, a cloroquina era indicada para tratamento de malária e outras doenças.

O medicamento vai ser distribuído para unidades de saúde em Montalvânia, Brasília de Minas, Januária, Manga, Bocaiuva, Monte Azul, Salinas, Taiobeiras, São João do Paraíso, Montes Claros, Janaúba e Pirapora. Há casos confirmados de coronavírus nos últimos três municípios.

Sala de Situação
A informação sobre o repasse da cloroquina fez parte da pauta da reunião da Sala de Situação, criada para analisar a evolução da pandemia no Norte de MG. A iniciativa, que visa alinhar as ações de 54 municípios da SRS, conta com a participação das referências técnicas dos núcleos de Regulação, Coordenadoria de Atenção à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica, Vigilância à Saúde, Mobilização, Vigilância Sanitária e Comunicação Social.

A superintendente Dhyeime Thauanne Pereira Marques explicou que a Sala de Situação tem o objetivo de repassar as orientações da SES e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos municípios.

“Vamos acompanhar de perto todas as ações implementadas pelos municípios voltadas para o atendimento dos pacientes que venham a serem acometidos pela Covid-19, visto que tanto o Governo do Estado como o Ministério da Saúde já viabilizou o repasse de recursos financeiros para os municípios e para os hospitais de referência, voltadas para o custeio de serviços e compra de insumos”, disse a superintendente em matéria divulgada pela assessoria de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga