Coronavírus: 16 hospitais de 12 municípios do Norte de MG vão receber cloroquina


(Por Michelly Oda, G1 Grande Minas) Dezesseis hospitais de referência de 12 municípios do Norte de MG vão receber a cloroquina, medicamento que teve autorização do Ministério da Saúde para ser usado em pacientes graves hospitalizados devido ao coronavírus. A distribuição foi divulgada pela Superintendência de Saúde de Montes Claros, subordinada à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Cientistas ainda divergem quanto ao uso do remédio.

“Por ser uma doença nova, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia do medicamento para casos de coronavírus. No entanto, há estudos promissores que demonstram o benefício do uso em pacientes graves”, pondera o Ministério da Saúde em matéria publicada no site.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso do medicamento durante um pronunciamento. O Ministério da Saúde publicou um guia com orientações para uso da cloroquina, que não deve ser usada para prevenir ou tratar doentes leves. Até o momento não há nenhum medicamento com eficácia comprovada para tratamento da Covid-19.

A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúdem (SRS), Cynthia Antunes Barbosa, afirma que a SES está repassando a cloroquina enviada pelo Ministério da Saúde. Ela alerta que o medicamento é alvo de estudos nacionais e internacionais, com o objetivo de comprovar sua segurança e a eficácia. Até então, a cloroquina era indicada para tratamento de malária e outras doenças.

O medicamento vai ser distribuído para unidades de saúde em Montalvânia, Brasília de Minas, Januária, Manga, Bocaiuva, Monte Azul, Salinas, Taiobeiras, São João do Paraíso, Montes Claros, Janaúba e Pirapora. Há casos confirmados de coronavírus nos últimos três municípios.

Sala de Situação
A informação sobre o repasse da cloroquina fez parte da pauta da reunião da Sala de Situação, criada para analisar a evolução da pandemia no Norte de MG. A iniciativa, que visa alinhar as ações de 54 municípios da SRS, conta com a participação das referências técnicas dos núcleos de Regulação, Coordenadoria de Atenção à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica, Vigilância à Saúde, Mobilização, Vigilância Sanitária e Comunicação Social.

A superintendente Dhyeime Thauanne Pereira Marques explicou que a Sala de Situação tem o objetivo de repassar as orientações da SES e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos municípios.

“Vamos acompanhar de perto todas as ações implementadas pelos municípios voltadas para o atendimento dos pacientes que venham a serem acometidos pela Covid-19, visto que tanto o Governo do Estado como o Ministério da Saúde já viabilizou o repasse de recursos financeiros para os municípios e para os hospitais de referência, voltadas para o custeio de serviços e compra de insumos”, disse a superintendente em matéria divulgada pela assessoria de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe