Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Janaúba: Ecos do Gorutuba teme infiltração do lençol freático


(Por Girleno Alencar) A risco do lençol freático do Vale do Gorutuba está sendo contaminado com metais pesados, por causa da infiltração de produtos químicos da Barragem de Resíduos da Mineração Riacho dos Machados, que explora ouro nos municípios de Porteirinha e Riacho dos Machados, no Norte de Minas, está preocupando a ONG Ecos do Gorutuba, de Janaúba, que realizou manifestação na noite de terça-feira, em Janaúba, para alertar a população sobre a situação. O protesto contou com reunião da comunidade e depois um culto ecumênico, pedindo providencias.

O presidente Felipe Mateos (é assim mesmo que escreve o nome dele) explica que um estudo realizado por empresa especializada, contatada pela mineradora por determinação da Superintendência Regional de Meio Ambiente constatou essa situação de contaminação gradual e em pequena escala. A barragem de resíduos está a 30 quilômetros da Barragem do Bico da Pedra, que abastece as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha e se os metais pesados caírem no leito da barragem, o dano será irreparável.

Em sua opinião, essa contaminação crescerá cada vez mais, até ficar insustentável e causar grandes danos. Ele lembra que a Mineradora Riacho dos Machados apresenta todos os laudos de que a barragem atende todas normais ambientais e de segurança, porém, as barragens de Mariana e Brumadinho também faziam a mesma coisa e ocorreu a tragédia. Por isso, o pedido para ser realizada uma audiência pública para discutir o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira