Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Janaúba: Ecos do Gorutuba teme infiltração do lençol freático


(Por Girleno Alencar) A risco do lençol freático do Vale do Gorutuba está sendo contaminado com metais pesados, por causa da infiltração de produtos químicos da Barragem de Resíduos da Mineração Riacho dos Machados, que explora ouro nos municípios de Porteirinha e Riacho dos Machados, no Norte de Minas, está preocupando a ONG Ecos do Gorutuba, de Janaúba, que realizou manifestação na noite de terça-feira, em Janaúba, para alertar a população sobre a situação. O protesto contou com reunião da comunidade e depois um culto ecumênico, pedindo providencias.

O presidente Felipe Mateos (é assim mesmo que escreve o nome dele) explica que um estudo realizado por empresa especializada, contatada pela mineradora por determinação da Superintendência Regional de Meio Ambiente constatou essa situação de contaminação gradual e em pequena escala. A barragem de resíduos está a 30 quilômetros da Barragem do Bico da Pedra, que abastece as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha e se os metais pesados caírem no leito da barragem, o dano será irreparável.

Em sua opinião, essa contaminação crescerá cada vez mais, até ficar insustentável e causar grandes danos. Ele lembra que a Mineradora Riacho dos Machados apresenta todos os laudos de que a barragem atende todas normais ambientais e de segurança, porém, as barragens de Mariana e Brumadinho também faziam a mesma coisa e ocorreu a tragédia. Por isso, o pedido para ser realizada uma audiência pública para discutir o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG