Janaúba: Ecos do Gorutuba teme infiltração do lençol freático


(Por Girleno Alencar) A risco do lençol freático do Vale do Gorutuba está sendo contaminado com metais pesados, por causa da infiltração de produtos químicos da Barragem de Resíduos da Mineração Riacho dos Machados, que explora ouro nos municípios de Porteirinha e Riacho dos Machados, no Norte de Minas, está preocupando a ONG Ecos do Gorutuba, de Janaúba, que realizou manifestação na noite de terça-feira, em Janaúba, para alertar a população sobre a situação. O protesto contou com reunião da comunidade e depois um culto ecumênico, pedindo providencias.

O presidente Felipe Mateos (é assim mesmo que escreve o nome dele) explica que um estudo realizado por empresa especializada, contatada pela mineradora por determinação da Superintendência Regional de Meio Ambiente constatou essa situação de contaminação gradual e em pequena escala. A barragem de resíduos está a 30 quilômetros da Barragem do Bico da Pedra, que abastece as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha e se os metais pesados caírem no leito da barragem, o dano será irreparável.

Em sua opinião, essa contaminação crescerá cada vez mais, até ficar insustentável e causar grandes danos. Ele lembra que a Mineradora Riacho dos Machados apresenta todos os laudos de que a barragem atende todas normais ambientais e de segurança, porém, as barragens de Mariana e Brumadinho também faziam a mesma coisa e ocorreu a tragédia. Por isso, o pedido para ser realizada uma audiência pública para discutir o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos