Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Tribunal afasta juiz da comarca de Francisco Sá

O desembargador Nelson Missias, que afastou o juiz

(Por Girleno Alencar) O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, afastou o juiz Frederico Bordon de Castro, que até o mês de novembro do ano passado respondia pela Comarca de Francisco Sá e que abrange também o município de Capitão Enéas. O ato foi publicado no Diário do Judiciário de 27 de fevereiro. De acordo com o desembargador, a decisão atende deliberação do Órgão Especial do TJMG que está analisando a Sindicância a qual responde Frederico Bordon. O afastamento das funções vigorará até a decisão final do Processo e neste período, ele está impedido de utilizar o seu local de trabalho, usufruir de veículo oficial e outras prerrogativas inerentes ao exercício da magistratura.

Desde que assumiu a Comarca de Francisco Sá, no dia 29 de maio de 2017, o juiz Frederico tem tido a sua atuação criticada pelos advogados locais. Dentre as queixas apresentadas, enumeram-se: atrasos nas audiências, descumprimento aos princípios de publicidade, da ampla defesa e do contraditório, imposição de obstáculos na concessão de vistas de processos que se encontram conclusos para despacho/decisão, envio à Secretaria do Fórum de processos conclusos sem o devido despacho/decisão e imediata conclusão sem nenhuma justificativa, dentre outras reclamações.

No dia 22 de novembro do ano passado, uma equipe da Comissão Paritária e Multidisciplinar de Estudos, Prevenção e Recebimento de Reclamações do Assédio Moral do TJMG esteve no Fórum da Comarca, realizando diligências. Naquele mesmo mês, o TJMG procedeu à transferência do juiz para a Comarca de Águas Formosas, no Vale do Mucuri e, agora, após cerca de 90 dias, o afasta das funções. A reportagem não conseguiu contato com Frederico Bordon.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira