Janaúba: comunicamos o falecimento da senhora Maria Isabel de Lima

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento da senhora Maria Isabel de Lima. A família comunica que o velório será na residência situada na Rua Barão do Rio Branco, N 742, bairro Padre Eustáquio em Janaúba, a partir das 21 horas deste sábado (17). O sepultamento será no domingo, 18 de janeiro, em horário a ser definido, no Cemitério Campo da Paz, bairro São Lucas em Janaúba.

Em Capitão Enéas, quatro pessoas são presas ao tentarem invadir Fazenda Norte América


Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (29) tentando invadir parte da Fazenda Norte América, em Capitão Enéas. De acordo com a Polícia Militar, os invasores, que não tiveram os nomes divulgados, foram flagrados armando barracas e limpando uma área que passou por processo judicial e a posse foi determinada aos donos da fazenda.

"Estes presos já estão em uma área da fazenda que ainda está em litígio e aguarda decisão judicial. Hoje eles tentavam ampliar a área em que estão, mas o local em que limpavam pertence a uma área que houve reintegração de posse em julho de 2018", explica o tenente coronel Rômulo Gonçalves.

Até a publicação desta matéria o boletim de ocorrência ainda não havia sido finalizado. A PM informou que os autores serão autuados por esbulho possessório, quando o dono de um terreno é impedido de exercer a posse do local.

Ocupação e conflito
A fazenda é palco de constantes conflitos e disputas. Em fevereiro de 2018, cerca de 120 sem terras, integrantes da Frente Nacional de Luta (FNL), participaram da invasão na Fazenda Norte América. Logo após o início da ocupação, os administradores da fazenda retiraram animais feridos, entre cavalos de raça e vacas leiteiras; eles estavam com cortes na pele e dermatites. Os animais ficaram sob os cuidados de veterinários em Montes Claros e não houve confirmação oficial da polícia se os ferimentos foram posteriores à 

ocupação.

No início de março, um sem-terra foi baleado e outros cinco foram agredidos na fazenda. Na época, seis funcionários da propriedade foram presos. De acordo com a polícia, um grupo chegou em um caminhão baú e desceu do veículo atirando contra os ocupantes da fazenda, que revidaram o ataque.

As ocupações e conflitos na propriedade já ocorreram em outros momentos. Em janeiro de 2017, o movimento invadiu a propriedade sob a alegação que as terras foram adquiridas em um leilão e o valor não foi pago, e que apenas parte das terras era utilizada para a criação de cavalos de raça. Ainda segundo o movimento, a fazenda é improdutiva.

Em abril de 2017, três integrantes do MST foram baleados na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra. Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.

Um mês após o ocorrido, as polícias Civil e Militar apreenderam armas, munições e uma caminhonete durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na Fazenda Norte América e na Fazenda Canoas, em Montes Claros. Na ocasião, o advogado da Fazenda Norte América lamentou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local devido ao conflito que ocorre entre a propriedade e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira