Matias Cardoso fortalece a agricultura familiar com entrega de sementes: gestão da prefeita Pretinha segue transformando o campo e garantindo um futuro melhor para todos

Imagem
A Prefeitura de Matias Cardoso, sob a liderança da prefeita Pretinha, segue firme no compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as bases da economia local. Nesta sexta-feira, 07 de novembro, em uma importante ação voltada ao fortalecimento do setor agrícola, a administração municipal, em parceria com a EMATER e com o apoio dos vereadores do município, realizou a entrega de sementes para os agricultores matienses. A iniciativa faz parte de uma série de políticas públicas implementadas pela Administração Juntos Por Uma Nova Matias, que tem colocado o agricultor familiar no centro das ações de desenvolvimento econômico. O objetivo é unir esforços por um futuro melhor em Matias Cardoso, incentivando o crescimento da agricultura familiar, que é responsável por grande parte do abastecimento alimentar do município e pelo sustento de inúmeras famílias da zona rural. Durante o evento, a prefeita Pretinha destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, a EMATER e o...

REUNIÃO REALIZADA NA AMAMS PELA UNICEF ALERTA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO NORTE DE MINAS


Para dar continuidade na parceria firmada entre a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, ocorreu ontem no auditório da AMAMS o 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Edição 2017-2020. O objetivo do Selo Unicef é estimular e mobilizar os municípios a implementar e qualificar as políticas públicas de promoção, e defesa de garantia de direitos das crianças e adolescentes. 

Esta edição introduz o conceito de resultados sistêmicos, os quais expressam as mudanças esperadas na estruturação, acesso e qualidade dessas políticas públicas, o que incluem programas intersetoriais, leis municipais e ações continuadas que se insiram e se consolidem nos municípios. 

Neste 3º Ciclo de Capacitação foram abordados temas relacionados a melhorias de Políticas Públicas relacionados à área de Saúde, Educação e Protagonismo dos Adolescentes. A Coordenadora do Selo Unicef Helena Oliveira responsável pelos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe explica que essa capacitação visou informar aos técnicos dos municípios sobre a necessidade de intensificar as políticas públicas para as crianças e adolescentes. Ela considera como preocupante os dados que indicam 240 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora das salas do ensino fundamental, bem como outros fatores e índices que carecem atenção e melhoria nos indicadores visando assim o fortalecimento das políticas públicos.

Em Minas Gerais, de acordo com o INEP, 4,3% das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental estavam com dois ou mais anos de atraso escolar em 2016. Esse índice aumenta para 19,6% nos anos finais do ensino fundamental e para 27% entre os adolescentes no ensino médio. A distorção idade-série é uma das principais causas do abandono escolar. Helena Oliveira cobrou uma busca ativa para essas crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula.

Na abertura dos trabalhos, o secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Mota, reforçou a importância dessa capacitação, pois ocorre no momento em que os prefeitos esbarram na retenção dos recursos da Assistência Social, saúde e educação, comprometendo a continuidade das ações, serviços e programas relacionados as políticas públicas. Ele fez apelo aos gestores municipais para se unirem nesse esforço de cobrar do Governo a liberação dos recursos.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga