Janaúba: comunicamos o falecimento da senhora Maria Isabel de Lima

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento da senhora Maria Isabel de Lima. A família comunica que o velório será na residência situada na Rua Barão do Rio Branco, N 742, bairro Padre Eustáquio em Janaúba, a partir das 21 horas deste sábado (17). O sepultamento será no domingo, 18 de janeiro, em horário a ser definido, no Cemitério Campo da Paz, bairro São Lucas em Janaúba.

REUNIÃO REALIZADA NA AMAMS PELA UNICEF ALERTA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO NORTE DE MINAS


Para dar continuidade na parceria firmada entre a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, ocorreu ontem no auditório da AMAMS o 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Edição 2017-2020. O objetivo do Selo Unicef é estimular e mobilizar os municípios a implementar e qualificar as políticas públicas de promoção, e defesa de garantia de direitos das crianças e adolescentes. 

Esta edição introduz o conceito de resultados sistêmicos, os quais expressam as mudanças esperadas na estruturação, acesso e qualidade dessas políticas públicas, o que incluem programas intersetoriais, leis municipais e ações continuadas que se insiram e se consolidem nos municípios. 

Neste 3º Ciclo de Capacitação foram abordados temas relacionados a melhorias de Políticas Públicas relacionados à área de Saúde, Educação e Protagonismo dos Adolescentes. A Coordenadora do Selo Unicef Helena Oliveira responsável pelos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe explica que essa capacitação visou informar aos técnicos dos municípios sobre a necessidade de intensificar as políticas públicas para as crianças e adolescentes. Ela considera como preocupante os dados que indicam 240 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora das salas do ensino fundamental, bem como outros fatores e índices que carecem atenção e melhoria nos indicadores visando assim o fortalecimento das políticas públicos.

Em Minas Gerais, de acordo com o INEP, 4,3% das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental estavam com dois ou mais anos de atraso escolar em 2016. Esse índice aumenta para 19,6% nos anos finais do ensino fundamental e para 27% entre os adolescentes no ensino médio. A distorção idade-série é uma das principais causas do abandono escolar. Helena Oliveira cobrou uma busca ativa para essas crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula.

Na abertura dos trabalhos, o secretário-executivo da AMAMS, Ronaldo Mota, reforçou a importância dessa capacitação, pois ocorre no momento em que os prefeitos esbarram na retenção dos recursos da Assistência Social, saúde e educação, comprometendo a continuidade das ações, serviços e programas relacionados as políticas públicas. Ele fez apelo aos gestores municipais para se unirem nesse esforço de cobrar do Governo a liberação dos recursos.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira