Nova Porteirinha não têm nem metade dos adolescentes na escola, afirma TC Educa


Quatro cidades mineiras não têm nem metade dos adolescentes na escola - TC Educa revela evolução dos indicadores do Plano Nacional de Educação

Como está a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) na sua cidade? O portal TC Educa permite acompanhar de perto as metas 1 e 3, reunindo dados mais atuais do MEC e do IBGE. A ferramenta é útil para o controle social, sobretudo para uso de jornalistas, quando a pauta for a educação para crianças até 5 anos, e adolescentes de 15 a 17 anos. O sistema é uma contribuição dos tribunais de contas brasileiros para a melhoria do ensino público.

Com o portal, verificamos, por exemplo, que Minas Gerais tem 84,72% das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola, enquanto o Plano esperava que 100% desse público já fosse atendido em 2016. Outra pesquisa revela que Belo Horizonte possui 39,46% das crianças de 0 a 3 anos atendidas em creches, proporção que, segundo o PNE, precisa crescer para 50% até 2024.

Adolescência
Com o TC Educa podemos descobrir que os municípios de Arceburgo (49,80%), Cabo Verde (48,78%), Nova Porteirinha (48,23%) e Santa Cruz de Minas (42,96%) têm os piores porcentuais de atendimento a adolescentes de 15 a 17 anos, sendo que em todos eles nem a metade dessa população está na escola. A meta era a totalidade dos jovens nessa faixa etária, na escola, em 2016.

Quando o quesito é a inserção dessa população (15 a 17 anos) no ensino médio, 23 municípios mineiros não alcançam 42%. Santa Cruz de Minas tem apenas 26,76%; Santana do Deserto, 28,50%, entre outros. Para o PNE, em 2024, 85% desses adolescentes necessitam estar cursando o ensino médio.

Acesse:
https://pne.tce.mg.gov.br

TC Educa: O Sistema de Monitoramento e Expedição de Alertas foi concebido pelo Grupo de Trabalho Atricon-IRB para o acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE. Através de indicadores numéricos classificados por cor, tem-se um panorama da evolução dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros no atingimento das metas do PNE, com destaque para situações ou risco de descumprimento. Nesses casos, alertas são emitidos aos administradores responsáveis.


Diretoria de Comunicação Social do TCEMG

(31) 3348-2370 | www.tce.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe